Siga-nos Você Também!

terça-feira, maio 03, 2011

Orçamento Democrático Estadual em São Bento

Do Sao Bento em Foco

 

 

A primeira reunião para discutir o Orçamento Democrático Estadual, ocorrida na tarde de ontem (02/05), na Sociedade de Difusão Cultural (SDC) de São Bento, contou com a presença de diversas pessoas, desde populares, presidentes de Associações Comunitárias Rurais, Vereadores, Secretários Municipais, representantes do Judiciário Municipal, da Igreja Católica, da Imprensa, Estudantes, Diretores de Escolas, prefeito do município até representantes do governo estadual, a exemplo do Gerente Regional da 8ª Região do Orçamento Democrático Estadual de Catolé do Rocha, Zacarias Dutra.

O encontro foi aberto por John Lúcio, que expôs o conceito e o objetivo do Orçamento Democrático (OD) que é o instrumento no qual os/as cidadãos/ãs são convidados/as a participar das decisões do Governo Estadual sobre a melhor forma de aplicação do dinheiro público em suas obras e serviços. Pela primeira vez, este instrumento de democracia participativa está sendo implantado na Paraíba em âmbito estadual e se torna realidade como um compromisso assumido pela atual gestão.

Em São Bento, foram elencadas várias prioridades dentro da discussão do Orçamento Democrático (OD). Dentre as principais propostas apresentadas pelos sãobentenses, merecem destaque as obras de infraestrutra, como a construção de passagens molhadas em Comunidades Rurais, Serviços de Esgotamento Sanitário e Abastecimento D’água, Reforma e Ampliação de Escolas, entre outras.

Uma das reivindicações sugerida na plenária, pelo representante da Igreja Católica do município, o Padre José de Andrade, foi a extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para a cidade de São Bento. Pe. Andrade parabenizou a atitude do governo do estado de proporcionar à população de São Bento a oportunidade para expressar sua esperança e requisitar do governo o que espera. Para o pároco, essa atitude do gestor estadual já implica uma atitude e um gesto louváveis.

Para o prefeito do município, Jaci Severino de Souza, a atitude do governo em enviar seus representantes para ouvir de perto os pleitos da população é valiosa e interessante, justificando que todo gestor enfrenta dificuldades, em qualquer das esferas de governo, seja ela municipal, estadual ou federal, dizendo ser sabedor, também, dessas dificuldades, já que faz parte da gestão executiva, mas acredita que quando as pessoas têm a chance de conversar com o governo e apresentar as suas sugestões de perto, as possibilidades de serem atendidas são bem maiores.

Texto: Leomarque Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário