Siga-nos Você Também!

terça-feira, maio 31, 2011

Secretário da Educação acredita em fim de greve; professores negam: ‘Não voltamos de jeito nenhum’

Do Portal Correio

O secretário Afonso Scocuglia (Educação do Estado) disse hoje ao jornalista Nonato Guedes, da CBN João Pessoa, que acredita no final da greve dos professores, iniciada há um mês. O Sindicato dos Professores nega:

“Não voltamos de jeito nenhum até o Governo aceitar nossas propostas”, disse o diretor do Sintep, Carlos Belarmino.

Dentro do palácio

Professores ocuparam Palácio ontem

O secretário disse, porém, que o retorno às salas de aulas foi sinalizado em rodadas de negociações realizadas ontem.

“O governo não está sendo radical nem intransigente – cumprimos nossa parte e flexibilizaremos desde que retornem às salas de aulas”, disse Scocuglia, endossando determinação do governador Ricardo Coutinho, de que só abrirá diálogo com os docentes com o fim da greve.

Até quinta-feira

Os professores redigiram documento com cinco pontos de reivindicações. O principal deles é a implantação do piso nacional do magistério.

De acordo com os sindicalistas, o governo criou artifícios – a exemplo da bolsa desempenho, de R$ 230 – para tentar atingir o piso.

Eles querem que o valor seja implantado na forma de vencimento, não de gratificação.

Scocuglia insiste, porém, que o governo garantiu salário acima do piso nacional. E voltou a mencionar que o menor salário pago aos professores paraibanos será de R$ 1.150.

Mais reivindicações

Outro ponto solicitado é o retorno da Caged, a gratificação de estímulo à docência, cortada em decreto publicado semana passada no Diário Oficial do Estado. A gratificação corresponde a 40% dos salários.

Os professores ainda querem jornada corrida de seis horas, restituição imediata dos cortes feitos sobre salários dos grevistas e garantias de que não sofrerão perseguição nas escolas.

A diretoria do Sintep disse que aguardará pronunciamento do governo até a próxima quinta-feira, quando devem se reunir de novo em assembléia geral. Até lá, a greve está mantida.

Adriana Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário