Siga-nos Você Também!

sexta-feira, maio 06, 2011

Cícero Lucena afirma que saúde da Paraíba está se tornando 'caso de polícia'

DoParaíba.com
05/05/2011 | 16h12min

Citando reportagens de emissoras de TV paraibanas, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) disse ontem, quarta-feira (4), que, na Paraíba, a situação da saúde pública está se tornando "caso de polícia". Ele contou que uma das matérias mostrou o Hospital do Trauma, o principal do estado, em situação de calamidade pública.

- Pessoas amontoadas em macas nos corredores, nas rampas, no hall de elevador, duplicado o número [de pacientes] nas enfermarias. Fora os que não tiveram nem acesso àquela unidade de saúde. Os médicos ameaçando pedir demissão por falta de diálogo com o atual governador - descreveu.

Lucena disse que, com apenas quatro meses no cargo, o secretário de Saúde pediu demissão, e a pasta está sob comando interino. O senador assinalou que a falta de diálogo com a categoria médica tem causado graves problemas às famílias mais humildes no estado.

Ele também citou declaração do presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba de que "é o médico quem está decidindo quem vai morrer primeiro".

O parlamentar relatou o caso de uma socorrista da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Campina Grande, que levou um acidentado ao hospital, mas não conseguiu o atendimento médico. Segundo Lucena, só restou a ela e à família do acidentado prestar queixa numa delegacia de polícia. O médico que não pôde prestar o atendimento também foi à delegacia prestar explicações.

O senador Jayme Campos (DEM-MT) disse, em aparte, que a saúde pública no Brasil vive situação caótica. Ele concordou com Lucena sobre a saúde ter virado caso de polícia e defendeu a reorganização do sistema, com o governo federal priorizando a vida dos cidadãos.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário