Siga-nos Você Também!

segunda-feira, maio 09, 2011

Vacinação contra gripe entra na última semana

Do R7

Vacinação contra gripe entra na última semana

A Campanha Nacional de Vacinação entra na reta final nesta semana. Até sexta-feira (13), será possível tomar a dose gratuitamente em postos de saúde de todo o país.
O Ministério da Saúde espera que 24 milhões de brasileiros sejam imunizados contra a doença. O número representa 80% do público-alvo, que é formado por crianças (de seis meses a dois anos), grávidas em qualquer fase da gestação, idosos e indígenas, além dos trabalhadores dos serviços de saúde. Até a última sexta-feira (6), no entanto, quando foi feito o último balanço da campanha, apenas metade do número de pessoas esperado havia recebido a dose.
A vacina, disponível em mais de 33 mil postos em todo o país, protege contra os três principais vírus de gripe que circularam no Hemisfério Sul no ano passado, inclusive o da influenza A (H1N1) – gripe suína.
A dose é única, com exceção das crianças, que devem voltar aos postos para receber outra dose um mês depois da primeira. A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo.
São Paulo
Até esta sexta-feira, a Secretaria de Saúde de São Paulo espera que 5,5 milhões de paulistas estejam imunizados contra a gripe.
De todo os grupos para o qual a campanha é direcionada, as grávidas têm a menor adesão. Até a última quinta-feira (5), menos de 30% delas haviam sido imunizadas. A diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato, lembra que as gestantes tiveram um índice de mortes preocupante durante a pandemia da gripe H1N1, em 2009.
- É importante que também as gestantes compareçam aos postos de saúde. A vacina da gripe não tem nenhuma contraindicação para mulheres grávidas. Pelo contrário. Lembramos que, durante a pandemia de gripe A H1N1, houve um índice preocupante de mortes entre as gestantes, e por isso elas foram incluídas no grupo prioritário da vacinação.
Desde 25 de abril, quando começou a campanha de vacinação, foram vacinadas 157,6 mil grávidas, o que representa 28% do número de gestantes que precisam tomar a dose. No ano passado, durante a campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1), particularmente conhecida como suína, também houve dificuldade em convencer as gestantes a se vacinar.
Entre os idosos, o índice de adesão é de 41,7%, e, entre as crianças de seis meses a dois anos de vida, 43,1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário