Siga-nos Você Também!

sexta-feira, maio 13, 2011

Educação: Professores protestam e mantêm greve

Do Paraíba Hoje

imageA greve iniciada pelos professores da rede estadual de ensino, começada há 10 dias atrás, teve mais um capítulo na tarde de ontem. Após assembléia na sede do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), os professores decidiram permanecer em greve. Para demonstrar a indignação com a falta de interesse do governo em negociar, a classe realizou um protesto em frente ao Palácio da Redenção. A intenção era conseguir uma audiência com o governador do estado para fazer valer a reivindicação de equiparação do salário dos professores do estado com o piso nacional.

Os líderes do grupo grevista conseguiram entrar no Palácio e conversar com o secretário do governo, Walter Aguiar. Ficou garantido pelo secretário que uma audiência com o governador do estado será marcada para a próxima semana.

O diretor de comunicação do Sintep-PB, Edvaldo Faustino da Costa, informou que os professores não vão ceder as intimidações do estado e que a greve continua por tempo indeterminado. “Esse ato público demonstra que a greve continua e que não iremos recuar diante de intimidações do governo, como o corte no ponto dos professores que aderiram a greve. Estamos firmes e fortes”, afirmou Edvaldo.

A greve iniciada no dia 30 de abril, vem ganhando mais adeptos nas regionais de ensino pelo interior do estado. Na 12ª Gerência Regional de Ensino, situada no município de Itabaiana, a 80 km de João Pessoa, cerca de 80% dos professores aderiram a greve, conforme informou Margarida Maria Silveira Gomes, gerente da 12º Região de Ensino da Paraíba.

Os professores do estado exigem a equiparação do salário com o piso nacional, atualmente fixado em R$ 1.187 para 40 horas semanais. Esta medida teria um impacto equivalente a 13,73% de aumento no vencimento dos profissionais da educação da Paraíba. A greve deixou sem aulas cerca de 400 mil alunos em toda rede estadual de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário