Siga-nos Você Também!

quinta-feira, abril 21, 2011

Milhares peregrinam em Jerusalém na véspera da crucificação

imageimageimageimageimageimageimage

imageimage

image

Neste ano, todas as igrejas cristãs coincidem na celebração da Semana Santa

EFE

Milhares de peregrinos cristãos vindos do mundo todo acompanham nesta quinta-feira (21) com devoção a véspera da crucificação de Jesus em Jerusalém, onde é encenada a Última Ceia e as orações no Jardim do Getsêmani.

Diferentes ordens religiosas vão recriar a Última Ceia de Jesus com seus discípulos e a cerimônia do Lava-pés de 12 membros da comunidade cristã em cerimônia religiosa à tarde no Cenáculo, situado no Monte Sião fora das muralhas da Cidade Antiga de Jerusalém.

Os franciscanos, responsáveis pelos locais santos há oito séculos, lerão no local as passagens do evangelho em diferentes idiomas e o patriarca latino Fouad Twal será o encarregado do lava-pés a 12 notáveis da comunidade.

O programa do Patriarcado Latino de Jerusalém também convida os peregrinos para uma vigília noturna no Jardim do Getsêmani, onde ocorreu a denominada "oração do jardim" ou "hora santa".

Getsêmani é o local para onde Jesus se retirou para orar e meditar antes de ser entregue pelo discípulo Judas. O ritual será presidido pelo monsenhor Twal, máximo representante da Santa Sé na Terra Santa.

Neste ano, todas as igrejas cristãs coincidem na celebração da Semana Santa em Jerusalém. A Quinta-Feira Santa recreia o jantar da Páscoa que Jesus celebrou como judeu - conhecido como Seder em hebraico -, no qual lavou os pés dos 12 apóstolos e pegou o pão (ázimo) e o cálice, e instituiu a Eucaristia e o sacerdócio.

As cerimônias desta quinta-feira (21) são a antessala à principal das procissões da Semana Santa em Jerusalém, a Via-Sacra, que percorrerá nesta sexta-feira as 14 estações da Via Dolorosa para lembrar o caminho feito por Jesus desde sua prisão até ser crucificado no Calvário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário