Siga-nos Você Também!

sábado, abril 30, 2011

Greve Geral: trabalhadores/as em educação do estado paralisam atividades a partir desta segunda

Do

image

imageApós uma rodada de assembleias regionais no início desta semana, onde trabalhadores/as das 12 gerências de ensino do estado recusaram a proposta feita pelo governo do estado, foi deflagrada a greve geral por tempo indeterminado na assembleia geral da categoria que ocorreu nesta sexta-feira, 29, na sede do SINTEP-PB em João Pessoa. A partir desta segunda-feira, aproximadamente 450 mil estudantes da rede estadual ficarão sem aulas, até que o governo atenda às reivindicações da categoria.

De acordo com o coordenador geral do SINTEP-PB, professor Antonio Arruda das Neves, a categoria demonstrou maturidade e disposição para o diálogo durante quatro meses, neste período foram realizadas 5 assembleias gerais e pelo menos 4 audiências com representantes do governo que não apresentou propostas que atendessem as reivindicações da categoria.

“O governo não poderá nos acusar de intransigentes ou de termos iniciado o movimento precipitadamente, o espaço para o diálogo e as negociações foi dado pela categoria, porém, ignorado pela gestão estadual. A proposta que eles apresentaram de uma bolsa de R$ 230,00 só serviu para acirrar ainda mais a insatisfação da categoria, o Piso Salarial é lei, reconhecido em todas as instâncias legais e deve ser cumprido.”

Ainda segundo Arruda, o argumento de que o estado não dispõe de recursos para o pagamento do Piso não é válido, uma vez que os recursos do FUNDEB, tiveram um crescimento de aproximadamente 27%, além de o governo federal se comprometer a complementar o recurso necessário para o cumprimento da Lei do Piso.

Logo após o encerramento da assembleia os mais de 300 trabalhadores/as presentes saíram em caminhada pelas ruas do centro de João Pessoa em direção ao Palácio da Redenção, onde realizaram ato público informando sobre o movimento grevista e pedindo que o governador saísse para dialogar com a categoria. Na segunda pela manhã será enviado um ofício ao governo informando a deliberação da assembleia e solicitando uma audiência entre os representantes da gestão estadual e os representantes do SINTEP-PB. Uma nova assembleia geral já está marcada para o dia 11 de maio, até lá espera-se uma resposta por parte do governo do estado.

Além da questão salarial dos professores efetivos, há também uma pauta de reivindicações que inclui: eleições diretas em todas as escolas públicas estaduais em todas as cidades, independente do número de habitantes; aumento na gratificação dos diretores das escolas, levando-se em consideração o padrão das mesmas; criação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos funcionários das escolas públicas estaduais; realização de Concurso Público para todos os cargos da Educação; remuneração para prestadores de serviço e pró-tempores equivalente ao pessoal do quadro permanente e de acordo com o seu grau de qualificação; mudanças de Níveis automáticas por tempo de serviço para o Magistério; agilidade nas progressões funcionais; expediente único de 6 horas para funcionários de escola e nomeação imediata das direções eleitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário