Siga-nos Você Também!

sábado, abril 02, 2011

Atentado à bomba mata policial na Irlanda do Norte

Desde 2007 dissidentes do IRA planejam ataques contra polícia, mas sem sucesso

Do R7 com agências internacionais

Um policial católico morreu neste sábado (2) na explosão de uma bomba, aparentemente escondida sob seu carro, em Omagh, na Irlanda do Norte.

Segundo uma fonte oficial ouvida pela agência de notícias France Presse, o atentado ocorreu em frente à casa da vítima, Ronan Kerr, de 25 anos. Ele acabara de entrar para a força policial, após ter concluído o curso de treinamento três semanas atrás.

A informação foi confirmada pelo deputado local Jeffrey Donaldson, em entrevista ao canal de TV Sky News. O representante disse que o policial católico entrou recentemente para a força da Irlanda do Norte.

Até o momento nenhum grupo reivindicou o ataque. Segundo fontes policiais, esse explosivo normalmente é utilizado por dissidentes republicanos do IRA (Exército Republicano Irlandês). A polícia ainda não sabe se a bomba foi colocada sob o carro do próprio policial ou de um parente seu e isolou toda a área. A explosão aconteceu pouco antes das 16h no horário local (12h de Brasília).

Desde 2007 dissidentes do IRA planejam ataques contra policiais

Esta é segunda vítima fatal da força policial da Irlanda do Norte desde que esta substituiu, em 2001 a Polícia Real do Ulster (Royal Ulster Constabulary). Em março de 2009, um dissidente IRA Continuidade matou um policial com um tiro na cidade de Armagh.

Confira também

Desde 2007 pessoas ligadas ao grupo têm plantado bombas sob carros de policiais, mas a maioria destas tentativas falhou sem deixar mortos. Ainda assim, dois oficiais de polícia perderam as pernas em ataques desse tipo ocorridos em maio de 2008 e janeiro de 2010.

A província britânica da Irlanda do Norte (conhecida como Ulster para o Reino Unido) viveu 30 anos de violência política entre separatistas católicos e protestantes favoráveis ao domínio britânico. As três décadas de conflito deixaram mais de 3.500 mortos e terminaram com o acordo de paz da Sexta-Feira Santa de abril de 1998.

O IRA, histórico braço armado da causa republicana, renunciou à violência, mas grupos dissidentes ainda defendem o uso da força. Quase 30 atentados ou tentativas de atentados afetaram a Irlanda do Norte ano passado, todos atribuídos a dissidentes do IRA.

A cidade de Omagh, capital do condado de Tyrone, já foi palco de outro atentado sangrento com um carro-bomba. Em agosto de 1998, apenas cinco meses após o acordo de paz que encerrou as atividades do grupo, dissidentes do IRA assumiram o maior atentado à bomba da história da Irlanda do Norte, quando um carro-bomba explodiu deixando 29 mortos, em sua maioria mulheres e crianças. O ataque foi reivindicado pelo IRA Autêntico, uma cisão do IRA oposta ao processo de paz, mas até hoje ninguém foi preso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário