Siga-nos Você Também!

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Maternidade de Patos discute protocolos e mapeia dificuldades

 

maternidade Aconteceu na noite desta segunda-feira (07) no Banco de Leite da Maternidade Peregrino Filho em Patos-PB, uma reunião envolvendo enfermeiros do bloco cirúrgico, triagem, sala e central de esterilização.

O objetivo foi discutir as rotinas praticadas pelos funcionários, corrigir falhas e identificar os principais problemas de cada setor para se tentar resolvê-los.

O encontro foi coordenado pela médica anestesiologista, Valdilma de Oliveira Cavalcanti, que informou que esta foi a primeira de muitas reuniões semelhantes que irão ocorrer visando humanizar e melhorar cada vez mais  o atendimento naquele hospital.

“A Maternidade vai realizar capacitações com todos seus funcionários. É importante que os protocolos de atendimento previstos pelo Ministério da Saúde sejam rigorosamente trabalhados e postos em prática, com o mínimo de erros possíveis”, explicou.

Vandilma passou para o pessoal da enfermagem a importância de se conhecer as rotinas do setor alheio a seu, quem é do bloco deve saber os procedimentos da triagem, da sala e central de esterilização, isso para quando houver necessidade o profissional não sinta qualquer tipo de dificuldade e possa contribuir como integrante de uma equipe em prol do bom serviço prestado.

Os direitos e deveres das pacientes devem ser informados quando estas chegarem à Maternidade e os procedimentos da acolhida, preparação da paciente para realização de exames, parto, cirurgia, foram bastante discutidos.

Hoje a Maternidade possui encaixotado um mamógrafo avaliado em mais de R$ 1milhão. A anestesiologista, que já foi diretora da Peregrino Filho explicou que em Patos não existe esse serviço pelo SUS e é preciso colocar o aparelho para funcionar o quanto antes. Mas lamentou problemas na parte de energia elétrica que precisam ser resolvidos devido a carga ser inadequada para todos os serviços.

Vandilma explicou para as enfermeiras que a Maternidade cresceu muito e continuará a crescer. Hoje são mais de 60 enfermeiras e com a abertura de novos setores será necessário a implantação de outros serviços, a exemplo da ginecologia.

Acrescentou ser de suma importância a qualificação, o aprimoramento da enfermagem para que as usuárias possam ser acolhidas dentro das normas recomendadas. Haverá atualização também para os médicos, a exemplo do que já começa a ser feito no Hospital Regional Janduhy Carneiro.

Hoje a demanda da Maternidade Peregrino Filho, inaugurada em 15 de novembro de 1971, é considerada baixa, algo em torno de 40%, quando o ideal, segundo Vandilma, seria 75%. Ela disse que o hospital materno não pode se transformar em um elefante branco.

Fonte: Patos Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário