Siga-nos Você Também!

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Facebook ameaça liderança do Orkut ao triplicar crescimento em acesso no Brasil

Internet e redes sociais

  • Reprodução

    Orkut completou 7 anos neste ano; rede social do Google é ameaçada por crescimento do Facebook

O estudo  “Estado da Internet”, divulgado nesta quarta-feira (9), ainda buscou mostrar a relevância dos acessos brasileiros ao Orkut: quase 90% das páginas da rede social são acessadas no país. O restante vem de outros países como Índia, e Estados Unidos, que são, respectivamente, os locais onde o site tem mais usuários após o Brasil. “Se não fosse o Brasil, é bem possível que o Orkut nem existisse em 2011”, diz o estudo.

Porém, os brasileiros visitam o Orkut mais frequentemente que os usuários de todo o mundo acessam o Facebook. Segundo o levantamento, a média de visitas do país à rede social é 31,7/mês. Maior que a média mundial do Facebook, que é 29,6/mês.

Brasil x América Latina

Os internautas brasileiros estão entre os que mais acessam redes sociais no mundo. Ao todo, 85,3% das pessoas que acessam a internet visita, ao menos uma vez por mês, uma rede social. O número é bem maior que a média mundial de acessos a sites sociais -- que é 70,5%.

Porém, o Brasil perde feio para outros países da América Latina.  Internautas do México (88,8%), Argentina (89,7%), Colômbia (89,6%) e Chile (91,7%) acessam mais as redes sociais que os usuários brasileiros. A média geral da região é 87,7%.

E o Twitter?

Quem utiliza o Twitter, sabe que, com certa frequência, temas brasileiros ficam entre os termos mais citados na rede social de microblog. Para corroborar a relevância da localidade, a pesquisa “Estado da Internet” mostrou que os internautas brasileiros estão entre os que mais acessam a rede social.

O Brasil dividiu, em dezembro de 2010, o primeiro lugar com a Holanda: ambas as nações alcançaram a marca de 22% de alcance entre usuários de redes sociais. Durante as eleições, no mês de outubro, o Brasil ficou em primeiro lugar isolado.

Eleições puxam audiência

Dados da comScore indicaram que em outubro de 2010, mês em que foi realizado o primeiro turno das eleições, os brasileiros visitaram a internet cerca de 2,3 bilhões de vezes, total 20% superior a outubro de 2009.

O estudo mostrou também que as eleições presidenciais fizeram com que o tráfego dobrasse na categoria de Política durante o mês analisado. A categoria Notícias/Informações cresceu 35% em visitação em outubro de 2010, quando comparada ao mesmo mês em 2009.

A categoria de Blogs também teve aumento de audiência, com crescimento de 34% em relação ao ano passado. Essa categoria teve o pico do ano tanto em porcentagem de alcance, ou 74% de toda a população online brasileira, como em total de visitas, que foi de 383 milhões.

Fonte> UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário