Siga-nos Você Também!

segunda-feira, março 28, 2011

Superintendente DER explica como funcionará Integração de Transportes da Paraíba; confira

Do Paraíba.com

O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) Carlos Pereira explicou durante o Programa Rede Verdade o funcionamento do Programa Paraíba Integrada que será lançado na próxima segunda-feira (28) em Patos. No Programa, inspirado na integração temporal adotado em João Pessoa, os usuários poderão pagar apenas meia passagem ao pegarem um segundo ônibus.

Segundo Pereira, para poder se integrar ao programa, é necessário que o usuário faça dois trajetos num espaço de 24 horas. “Só há integração quando ele usar duas linhas de transporte, cadastrada no DER e trabalhe dentro da Paraíba. Isso dará conforto e segurança para que aqueles que saíram do sistema possam voltar, já que este é um o sistema regular e legal. Outro motivo para a implantação do programa é fortalecer o sistema”, explicou o superintendente.

No entender de Pereira, para que o usuário tenha um bom transporte ele tem que ter um bom ônibus, mas isso só será possível aumentando o número de assentos ocupados por viagem. “É um programa que deu certo em João Pessoa. Lembro que na época quando foi lançado disseram que seria uma bomba, mas agora todos vêem que é um sucesso”, argumenta.

Explicando como foi tomada a decisão do Programa, Pereira contou que assim que assumiu o DER uma das preocupações foi cuida dos transportes intermunicipais. “Nos reunimos com os empresários e a verdade é que eles, na sua grande maioria, não queriam o aumento de tarifa, porque isso não significava aumento de lucro, mas queriam que voltassem ao sistema convencional os passageiro que fugiram dele. Nos últimos dez anos caiu vertiginosamente o número de passageiros transportados por conta da concorrência com o transporte alternativo”, revelou.

Detalhe – Segundo o superintendente, para utilizar o sistema integrado um usuário que sair de Patos para Campina vai pagar inteira, uma segunda perna para João Pessoa sairia apenas pela metade do preço. “O dia do seu inicio prático vai ser anunciado na segunda-feira. Noutro caso, um usuário pode vir de Sapé para João Pessoa pagando uma passagem inteira e depois pagar apenas meia indo para Patos. No retorno ele fará o inverso, paga inteira para João Pessoa e meia para Patos”, conta.

Pereira afirmou que as empresas foram unânimes em considerar esse método uma forma inteligente e oportuna de fazer com que o passageiro volte ao sistema. “Mas é preciso que haja uma fiscalização rigorosa. Ele só pode integrar no DER João Pessoa se tiver a constatação da primeira passagem. E o bilhete é nominal e intransferível. Quando o passageiro embarcar no primeiro trecho a empresa, obrigatoriamente, terá que identificar o passageiro. Para viabilizar o programa a idéia é que a DER também coloque postos em todos os terminais rodoviários. Só vai integrar se trouxer o bilhete validado na hora de embarcar”, frisa.

Programa Rede Verdade
Paulo Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário