Siga-nos Você Também!

terça-feira, março 15, 2011

Especialistas do Departamento de Oftalmologia da Clínica Escola da FCM apresentarão trabalho científico

image

Os especialistas do Departamento de Oftalmologia da Clínica Escola da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande - FCM, Diego Nery Benevides Gadelha e Neylane Coelho Gadelha, apresentarão trabalho científico no mais importante congresso mundial da área – Arvo 2011. O evento acadêmico, organizado pela Associação Americana de Pesquisa em Visão e Oftalmologia, acontecerá no período de 1 a 5 de maio, na Flórida, Estados Unidos. O trabalho apresentado terá como título “Espessura da Camada de Fibras Nervosas da Retina em Portadores de Insuficiência Renal Crônica: Análise por Tomografia de Coerência Óptica” - Retinal Never Fiber Layer Thickness in Chronic Renal Failure: Analysis by Optical Coherence Tomography.
A pesquisa alerta que pacientes com insuficiência renal crônica podem apresentar diminuição da camada de fibras nervosas da retina por outro mecanismo que não o aumento da pressão intra-ocular, hoje considerado principal fator de risco para o
desenvolvimento do glaucoma. “Com isso, evita-se a superestimação do diagnóstico de glaucoma nesses pacientes, contribuindo para um tratamento mais adequado da doença de base.”, explicou o médico e pesquisador Diego Nery Gadelha.
Após os estudos realizados, os pesquisadores concluíram que a média da espessura da camada de fibras nervosas da retina foi significativamente menor no grupo dos portadores de insuficiência renal crônica do que no grupo controle.
Além dos médicos da FCM, o médico residente em Nefrologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Orlando Vieira, também contribuiu com a pesquisa, que analisou a camada de fibra nervosa da retina em pacientes portadores de doença renal crônica.
Os pacientes foram recrutados do
serviço de hemodiálise do Hospital das Clínicas de Pernambuco, examinados no setor de Oftalmologia do mesmo hospital e na Fundação Altino Ventura, através do Departamento de Retina. Foram incluídos no estudo 11 indivíduos com doença renal crônica, com no mínimo um ano de tratamento em hemodiálise, além de 17 indivíduos do grupo controle, sem outras co-morbidades.
O projeto de investigação foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da UFPE. Todos os indivíduos que participaram do estudo foram esclarecidos quanto à investigação e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
“Agora é torcer para que tenhamos uma boa apresentação no mês de maio, a fim de que possamos, mais uma vez, elevar o nome da Facisa/FCM lá fora”, declarou o médico Diego Gadelha.
Para o
gerente administrativo da Clínica Escola da FCM, Wamberto da Silva Barbosa, a apresentação do trabalho no exterior representa um marco na história da Instituição. “Será muito bom porque o nome da FCM será difundido fora do Brasil”, disse.

Redação iParaíba com Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário