Siga-nos Você Também!

domingo, março 27, 2011

No Rio de Janeiro, cariocas sambaram na Hora do Planeta

Do: Hora do Planeta


Cerca de 3 mil pessoas sambaram das 20h30 às 21h30 ao som de quatro escolas de samba nos Arcos da Lapa, durante a ação de alcance global
por Ligia Paes de Barros, WWF-Brasil
É o terceiro ano em que o Rio de Janeiro é a cidade oficial da Hora do Planeta no Brasil, mas a emoção de assistir o apagar das luzes na cidade maravilhosa é sempre única. Neste ano, o movimento global na cidade foi ainda mais especial: pela primeira vez, os cariocas puderam participar de um evento público com muita música e alegria na praça em frente aos Arcos da Lapa, um dos cartões-postais da cidade que tiveram suas luzes apagadas.
Antes mesmo das luzes se apagarem, o músico Toni Garrido já animava as cerca de 3 mil pessoas que compareceram ao evento, promovido pelo WWF-Brasil com o apoio da Coca Cola Brasil, TIM e Banco do Brasil, para demonstrar sua preocupação com as mudanças climáticas. 
Depois do show, a convite do WWF-Brasil, todos os presentes se calaram e fez-se um emocionante silêncio de um minuto em homenagem às vitimas das enchentes no Brasil no início do ano, e que afetaram muito o estado do Rio de Janeiro, e do recente terremoto e tsunami no Japão.
O silêncio foi quebrado pelo discurso da secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, que agradeceu a todos pela presença no evento. E então o secretário municipal de Conservação do Rio de Janeiro, Carlos Osório, o vice-presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Robson Rocha, o diretor de Comunicação Corporativa da Coca-Cola Brasil, João Domenech Oneto, o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da TIM, Maurício Bacellar, o secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, junto com Hamú, fizerem o gesto que está virando tradição no último fim de semana de março: desligaram o "grande interruptor" simbólico das luzes da cidade.
O escuro na Lapa oficializou o gesto: chegou a Hora do Planeta 2011.  Em seguida, ficaram no escuro a Orla de Copacabana, o Arpoador, o Pão de Açúcar, a Igreja da Penha, o Castelinho da Fiocruz, o Monumento aos Pracinhas e o Jockey Clube. 
"Hoje o Brasil está se juntando a mais de cem países no mundo para mostrar a necessidade de cuidar do planeta. A proteção do meio ambiente é vida e o povo brasileiro pode modificar a realidade atual de degradação. Depende de vocês e de todos nós", disse a ministra de Izabella Teixeira.  
Samba animou a Hora do Planeta - Logo depois do apagar das luzes, a alegria tomou conta com o ressoar dos tambores das baterias de quatro escolas de samba da cidade - Mangueira, Portela, União da Ilha e Grande Rio -, e os cariocas sambaram durante uma hora.
"É hoje o dia, da alegria, e a tristeza nem pode pensar em chegar" cantavam os cariocas. E Simone Pessanha acompanhava o coro. "O evento está muito bonito. Iniciativas como a Hora do Planeta são muito importantes para chamar a atenção das pessoas para a questão ambiental", afirmou.
Até mesmo os feirantes daquele bairro boêmio aderiram ao movimento: literalmente vestiram a camisa da Hora do Planeta e apagaram as luzes de suas barracas, substituídas por lanternas e velas. "O mínimo que eu posso fazer é apagar as luzes da minha barraca e estou fazendo. Te digo que está muito legal trabalhar no escuro", disse o feirante Edeíldo Francisco.
E também com uma iluminação hipnotizante, dessa vez dentro de roupas infláveis, a companhia de dança da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos - Andef fez uma performance que animou e emocionou ainda mais o evento.
Às 21h30, a bateria das escolas parou de tocar, mas o clima da Hora do Planeta não se apagou. O WWF-Brasil convida o Rio de Janeiro e todas as prefeituras que aderiram ao movimento a irem além da Hora do Planeta e trabalharem para tornar suas cidades cada vez mais ambientalmente sustentáveis.
"Estamos muito satisfeitos com o sucesso dessa Hora do Planeta no Rio. Muita gente veio à Lapa para participar desse movimento que acontece no mundo todo demonstrando sua preocupação com o planeta. Além disso, muitas outras pessoas que estavam no bairro viram a festa e receberam a mensagem de que é preciso fazer a sua parte contra o aquecimento global. Isso é muito importante", disse Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.
Eles participaram da Hora do Planeta nos Arcos da Lapa:
Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, superintendente de conservação do WWF-Brasil: "Eu não gostaria de viver em um mundo sem natureza, sem água limpa, sem árvores... Por isso, convidamos vocês a repensarem seus atos e se juntarem a nós na busca por um mundo com mais natureza".
Sérgio Besserman, conselheiro do WWF-Brasil: "A Hora do Planeta é um momento mágico que reúne duas das dimensões mais fundamentais da civilização contemporânea: as mudanças climáticas e a conexão global por liberdade".
Carlos Osório, secretário municipal de Conservação do Rio de Janeiro: "Estamos orgulhosos pelo Rio de Janeiro ser sede da Hora do Planeta. A cidade tem a ambição de ser referência em sustentabilidade no país e esse é um começo. Afinal, a natureza deu a nossa cidade uma grande riqueza e isso nos dá grande responsabilidade".
Robson Rocha, vice-presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável do BB: "Às vezes esquecemos de cuidar da nossa casa e somos chamados a refletir sobre isso. Esse é um momento de refletir e fazer certo para deixar um Brasil melhor para nossos filhos e netos"
João Domenech Oneto, Diretor de Comunicação Corporativa da Coca-Cola Brasil: "A Hora do Planeta é um ato simbólico e que enfatiza a necessidade do agir de cada um no dia a dia. A Coca-Cola fica muito satisfeita de participar desse evento"
Maurício Bacellar, Comunicação e Sustentabilidade da TIM: "Ver essa multidão participante da Hora do Planeta faz todo o esforço de mobilização que o WWF-Brasil, a TIM e os outros patrocinadores fazem valer à pena. Preservar nosso maior patrimônio, que é a Terra, depende de mobilização e é isso que a Hora do Planeta faz"
Carlos Minc, Secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro: "O Brasil já deu grandes exemplos de que pode fazer muito por um planeta melhor com a redução do desmatamento e outras ações. Agora todos devem fazer sua parte reciclando, andando de bicicleta, apagando as luzes e apagando o desperdício"
Toni Garrido: "É muito legal participar dessa luta para fazer com que o meio ambiente salve nossas vidas. Não se enganem: sem o meio ambiente, nós não sobreviveremos"
Cristiane Noronha, coordenadora educacional, que foi ao Arco da Lapa para participar da Hora do Planeta: "O evento está muito bonito e emocionante. Trabalho com educação em Minas Gerais e com certeza vou levar essa mensagem da Hora do Planeta aos meus alunos.
Nilo Sérgio, mestre de bateria da Portela: "Para a Portela é uma grande honra participar da Hora do Planeta e ajudar o Brasil a ter consciência que o planeta precisa de ajuda. Lá em Madureira (bairro onde fica a sede da escola) está tudo apagado, inclusive o shopping Madureira".
Leila da Lapa, feirante da Feira Noturna da Lapa Legal : "Para gente é muito legal poder fazer a nossa parte. A Lapa ficou muito legal assim e é bom que as pessoas mais novas já começam a pensar que tem que cuidar do planeta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário