Siga-nos Você Também!

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Telefônica proverá link de telecom de 20 Gbps à Campus Party

Do Teletime News

Aimage infraestrutura de telecomunicações que será oferecida pela Telefônica à Campus Party, maior evento de Internet do mundo, pode ser comparada à infraestrutura de comunicação de cidades do porte de Guarulhos, São Bernardo do Campo ou qualquer outra com cerca de 1 milhão de habitantes. O evento, que acontece entre os dias 6 a 12 de fevereiro, contará com 7 mil participantes, que compartilharão um link óptico de 20 Gbps, o dobro de capacidade de transmissão em relação à edição de 2011. “Aproximadamente 1 milhão de habitantes de uma cidade grande conectados simultaneamente a uma taxa média de 2 Mbps por usuário”, compara o diretor de redes da Telefônica, Ari Falarini, para exemplificar a amplitude do link fornecido à Campus Party.
Segundo ele, isso é mais do que suficiente para oferecer a melhor experiência de navegação aos ‘campuseiros’. “No ano passado, só para se ter uma ideia, o pico de consumo chegou perto de 6 Gbps. Considerando que a demanda de banda cresce cerca de 30% ao ano, nesta edição do evento deve bater em 7,5 Gbps”, calcula. Além disso, haverá um segundo link óptico, de contingência, também com capacidade de 20 Gbps.
O diretor revela que nenhuma empresa cliente da Telefônica demanda um link tão parrudo. “Temos ofertas de 2,5 Gbps e até de 10 Gbps, principalmente para CPDs e provedores de conteúdo. Mas 20 Gbps é bem mais do que qualquer uma dessas empresas pode precisar”.

Rede móvel

Além da rede fixa, a Telefônica/Vivo instalará uma estação radiobase (ERB) HSPA+ exclusiva para o Anhembi, local quem abrigará a Campus Party. “Há duas ERBs da Vivo que já atendem a região, mas os campuseiros terão outra antena só pra eles, que oferecerão uma experiência de navegação até quatro vezes melhor que a normal”, diz. “Esse link móvel pode chegar a 5 Mbps, dependendo da quantidade de pessoas que compartilharão a ERB”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário