Siga-nos Você Também!

domingo, fevereiro 19, 2012

Distrito Federal incentiva uso de software livre em órgãos públicos

Do Olhar Digital

Decisão publicada no Diário Oficial do DF incentiva desenvolvimento de soluções livres para uso em órgãos governamentais

imageO Governo do Distrito Federal vai adotar o software livre como política de TI para seus órgãos de administração. A decisão foi publicada ontem (13/02) no Diário Oficial do DF.

A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) prvê que, em 120 dias, os órgãos governamentais produzam Planos Diretores de TI com incentivo ao uso e desenvolvimento de software livre. A decisão privilegia o uso do software livre "sempre que possível" e, quando um órgão decidir algo contrário, precisará apresentar uma justificativa.

Com software livre, as áreas de TI dos órgãos públicos do Distrito Federal podem diminuir custos e aumentar a independência administrativa. O objetivo é aprimorar o gerenciamento da área de TI e torná-la transparente e interativa com os cidadãos. A medida também devolve ao governo o controle do setor, que há anos é terceirizado.

Com uso de software livre, os órgãos públicos terão menos gastos com licenças de soluções proprietárias e ainda podem incentivar a pesquisa e desenvolvimento de software
livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário