Siga-nos Você Também!

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Campanha da Fraternidade vai abordar sistema público de saude

Do Cidade Verde

Em coletiva para a imprensa a Arquidiocese de Teresina fez o lançamento oficial. A Saúde pública será o tema para esta ano.

Lançada a 49ª edição da Campanha da Fraternidade. Neste ano de 2012 a Campanha destaca a saúde pública. Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, a Igreja pretende levar a discussão para toda a sociedade.

image

Padre Luís Eduardo da CNBB

O secretário executivo Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Luís Eduardo, o objetivo é refletir sobre a saude no Brasil e sobra vida saudável. “Vamos buscar despertar na sociedade, uma atenção especial aos enfermos, e discutir melhorias na saude pública”. 

A Campanha vai focar nas estruturas insuficientes dos hospitais e dos postos de saúde em todo o Brasil. No Piauí, onde mais de 90% da população depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS), o tema deve gerar muitos debates.  

“Buscamos parceria das pessoas que vivem nas comunidades. Vamos também trabalhar para criar a Pastoral da Saude onde for preciso e serviços relacionados ,como pastoral da Aids e da criança. Esperamos com esta campanha ajudar no desenvolvimento de um sistemas de saúde mais eficaz. O SUS tem mazelas que precisam ser sanadas, ainda não é o sistema ideal”, disse o representante da CNBB. 

O padre Luís Eduardo encerrou dizendo que a campanha vem para contribuir com as discussões sobre o tema. “Não vamos resolver o problema, mas queremos trazer essa reflexão para que a fraternidade e a solidariedade sejam o mote”. 

Participaram do lançamento o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Edvaldo Marques e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luís Ayrton dos Santos Júnior, bispos e padres de vários dioceses de Teresina e do de várias dioceses da capital e interior.

image

Padre Tony Batista fez o lançamento oficial

A Campanha da Fraternidade,é realizada todos os anos e seu principal objetivo é despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções. A CF de 2012 tentará refletir o cenário da saúde no Brasil, conscientizando o Governo da precarização de condições dos hospitais e mobilizando a sociedade civil para reivindicar melhorias.

Jordana Cury e Sana Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário