Siga-nos Você Também!

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Santorum lidera 2 semanas antes da prévia de Michigan, dizem pesquisas

Após vitórias em 3 estados na semana passada, ele rivaliza com Romney.
Republicanos decidem quem vai enfrentar Obama, que tenta a reeleição.

Da AFP

Comente agora

O cristão ultraconservador Rick Santorum foi o destaque das pesquisas publicadas nesta segunda-feira (13), duas semanas antes das próximas primárias republicanas de Michigan (norte dos Estados Unidos).

Santorum surpreendeu ao vencer na semana passada nos estados de Missouri, Colorado e Minnesota, "embolando", assim, a corrida pela indicação republicana para a eleição presidencial de 6 de novembro. Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, era até então o favorito, em particular graças a sua esmagadora vitória na Flórida.

"Pensamos que agora esta é uma corrida entre dois candidatos e queremos deixar bem claro para as pessoas que somos a melhor alternativa a Barack Obama, com mais chance de derrotá-lo", disse Santorum à CNN domingo.

Segundo uma pesquisa realizada pela Public Policy Polling, Rick Santorum tem 39% das intenções de voto em Michigan, contra 24% para Romney, 12% para Ron Paul e 11% para Newt Gingrich.

Rick Santorum fala em evento do Partido Republicano nesta sexta-feira (10) em Washington (Foto: AP)Rick Santorum fala em evento do Partido Republicano nesta sexta-feira (10) em Washington (Foto: AP)

Em outra pesquisa, realizada pelo American Research Group, o ex-senador pela Pensilvânia, obstinado defensor dos valores conservadores, recebe 33% das intenções de voto, contra 27% para Romney, 21% para Gingrich e 12% para Paul.

O crescimento de Santorum em Michigan foi atribuído ao excelente indicador de favorabilildade de 67% e o "crescente declínio de Gingrich" pelos eleitores republicanos, segundo o Public Policy Polling.

"Santorum está se tornando cada vez mais próximo a um consenso sobre um candidato conservador, enquanto Gingrich perde apoio", disse a empresa de pesquisas ao divulgar os resultados.

Enquanto as intenções a favor de Gingrich caíram para 38%, sua presença na corrida é ainda um grande incentivo para Romney.

Cerca de 54% dos apoiadores de Gingrich disseram que votariam em Santorum se ele desistir, comparado com apenas 21% para Romney e 14% para Paul. Isso levaria a liderança de Santorum a 48% enquanto Romney ganharia 27% e Paul,13%.

"Há muito potencial para fluidez na corrida de Michigan, com apenas 47% dos eleitores dizendo que estão fortemente comprometidos com seus candidatos enquanto 53% estão abertos a mudar de ideia nas próximas duas semanas".

A margem de erro da pesquisa da PPP, realizada entre os dias 10 e 12 de fevereiro com 404 eleitores das primárias republicanas, é de 4,9%. A pesquisa do American Research Group foi feita com 600 eleitores no mesmo período e tem 4% de margem de erro.

As primárias de Michigan serão realizadas dia 28 de fevereiro, no mesmo dia das de Arizona (sudoeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário