Siga-nos Você Também!

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Encontro da Consciência Cristã é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Da Redação (com Assessoria)
WSCOM Online

Romero Rodrigues apresentou projeto na Câmara dos Deputados

image

Deputado Romero Rodrigues autor do projeto (Crédito: Assessoria)

O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) apresentou projeto de lei de número 1791/2011, na Câmara dos Deputados, em Brasília, que declara o “Encontro para a Consciência Cristã”, realizado na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, de acordo com o artigo 215 e o artigo 216 da Constituição Federal. Conforme a matéria fica assegurada ao “Encontro para a Consciência Cristã”, para todos os efeitos legais, os direitos e as vantagens da legislação vigente.
Romero, inclusive, entregou pessoalmente ao pastor Euder Faber, na sede da Vinacc cópia do PL que está tramitando no Congresso Nacional e que será apreciado dentro em breve pela Câmara dos Deputados. A propositura no momento encontra-se nas Comissões temáticas da Câmara.
É importante destacar que a Vinacc – Visão Nacional para a Consciência Cristã realiza entre os dias 21 e 30 de outubro de 2011, a Primeira Consciência Cristã Internacional, na cidade de Jerusalém, em Israel. Em Campina Grande, na Paraíba a Consciência Cristã já acontece há 13 anos, esta vai ser a primeira vez que o evento será realizado em outra cidade, ou melhor, em outro país. O coordenador da Consciência Cristã em Jerusalém é o pastor João Bosco, da Igreja Congregacional do Calvário, em Campina Grande. A Primeira Consciência Cristã Internacional, além de oferecer às pessoas a oportunidade de conhecer Jerusalém, vai servir também como um meio de conseguir recursos para a Consciência Cristã em Campina Grande.
Rodrigues destaca que a Constituição Federal de 1988 ampliou o conceito de cultura nacional, ao considerar patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza imaterial de reconhecida importância para a sociedade brasileira. Em seu § 1º do art. 215, a Carta Magna determina que o Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas, afro-brasileiras e de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional. Nesse contexto se inclui o Encontro para a Consciência Cristã, realizado em Campina Grande (PB), considerado o maior evento do gênero da América Latina.
Campina Grande é conhecida pela pujança e pela criatividade de seu povo, aliado a isso, polariza uma região composta por mais de um milhão de habitantes e que congrega quase 60 municípios do chamado Compartimento da Borborema, cuja população se utiliza da excelência dos seus serviços, principalmente os oferecidos nas áreas de saúde, educação e cultura. Ela é considerada a "Capital do Trabalho", é conhecida por promover o Maior São João do Mundo, a Micarande - O carnaval fora de época do País, mas hoje passou ser conhecida mundialmente também como a "Cidade de Jesus Cristo".
Na justificativa o parlamentar salienta que no período do carnaval a cidade torna-se a "Capital Mundial da Fé Cristã". Tudo isto, graças ao trabalho realizado pelas igrejas evangélicas locais, além da conscientização que vem sendo promovida pelo Encontro Para a Consciência Cristã, no Parque do Povo, Pirâmide e no Centro Cultural. O evento é de caráter interdenominacional e sem fins lucrativos. Além do grande público, estão sempre presentes pastores da Capital do Estado, Litoral, do Sertão, Cariri, Carimataú, Brejo, Seridó, afora várias caravanas que de outras partes do Nordeste e do País.
Realizado pela Visão Nacional Para a Consciência Cristã (VINACC), o evento nasceu em 1999, no momento em que a cidade sediava um encontro macroecumênico-esotérico, reunindo diversas tendências e linhas de pensamentos, no campo das religiões, da "ciência", da filosofia e das artes. O “Encontro para a Consciência Cristã” veio para levar a população a um verdadeiro despertamento espiritual através da defesa da fé cristã, bem como pela propagação do Evangelho de Jesus Cristo, proporcionando também a comunhão do corpo de Cristo, que é a igreja. A cada ano o “Encontro para a Consciência Cristã” vem superando todas as expectativas. Prova disso está nos locais de realização. Nos anos anteriores as palestras foram promovidas no Antigo Museu Vivo e Ginásio da AABB. No entanto, foi necessário um espaço maior. Daí partiu-se para a instalação da Representação do Tabernáculo Bíblico, no Parque do Povo, uma estrutura móvel à base de tendas, com capacidade para aproximadamente dez mil pessoas, em suas partes interna e externa. Outros locais que sediam as palestras a Pirâmide e o Centro Cultural, localizado ao lado do Parque do Povo.
A repercussão do “Encontro para a Consciência Cristã” é tão grandiosa que pessoas de outras partes do Brasil passaram a solicitar informações sobre o evento. Por isso, foi necessária a criação de jornal e de uma página na Internet – www.conscienciacrista.org.br, que além de informarem, se propõem a tratar das mais diversas correntes religiosas e sectárias que se proliferam pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário