Siga-nos Você Também!

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Irã arma e financia terrorismo, diz Peres

Do Diário de Cuiabá

O ataque terrorista na cidade de Nova Déli deixou quatro pessoas feridas, três indianos e uma israelense, enquanto em Tibilisi não foram registradas vítimas

image

Carro da Embaixada de Israel pega fogo após explosão em Nova Déli

São Paulo
O presidente de Israel, Shimon Peres, acusou ontem o Irã de "armar e financiar" o terrorismo global. A declaração ocorre no mesmo dia do ataque a embaixada israelense em Nova Déli, na Índia, e a tentativa na de Tbilisi, na Geórgia. "Israel não se assusta ante atos terroristas e seguirá atuando para proteger seus cidadãos em qualquer lugar do mundo", afirmou em telefonema com os embaixadores do país na Índia, Alon Ushpiz, e na Geórgia, Yitzak Gerberg.
Peres também desejou "pronta recuperação" a Tal Yehoshua Koren, mulher do adido militar na Índia, que ficou ferida no ataque à representação de Nova Déli. O presidente também pediu aos embaixadores que agradeçam aos governos locais e às forças de seguranças pela "completa cooperação" no socorro às vítimas e nas investigações das ações terroristas.
Mais cedo, o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, acusou o Irã e o movimento xiita libanês Hezbollah de ter participação nos ataques, assim como de outras tentativas perpetradas nos últimos meses.
"Nos últimos meses, fomos testemunhas de várias tentativas de atentado contra cidadãos israelenses e contra judeus em uma série de países: Azerbaijão, Tailândia e outros, que conseguimos frustrar com ajuda de organismos locais", declarou Netanyahu no Parlamento.
"Em todos os casos, os que estavam por trás dos atentados são Irã e seu protegido Hezbollah", acrescentou. Segundo Netanyahu, Teerã, que qualificou como "o maior exportador de terrorismo do mundo", também está por trás da explosão em Nova Déli e da granada desativada em Tbilisi.
O ataque em Nova Déli deixou quatro pessoas feridas, três indianos e uma israelense, esposa do adido militar de Israel, enquanto em Tibilisi não foram registradas vítimas, segundo a rádio pública israelense.
O Irã negou estar por trás dos atentados, rejeitando as acusações neste sentido feitas por Netanyahu. "Rejeitamos categoricamente as acusações do regime sionista. São parte de uma guerra de propaganda", disse o porta-voz da chancelaria iraniana, Ramin Mehmanparast, citado pelo canal de televisão em língua árabe "Al Alam". "O Irã condena todos os atos de terrorismo", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário