Siga-nos Você Também!

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Romney vence primárias de Michigan e Arizona e amplia favoritismo

Do Útimo Segundo

imageO ex-governador de Massachusetts Mitt Romney é o vencedor das primárias republicanas de Michigan, após ter triunfado também no Arizona, segundo as cadeias de televisão dos Estados Unidos. Com 86% das urnas apuradas, Romney tem 41% de apoio, contra 38% de seu imediato concorrente, Rick Santorum, de acordo com a CNN. Na sequência, aparecem o congressista Ron Paul, que obtém 12%, e o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, que abdicou de fazer campanha em Michigan e fica com 7% dos votos.
Romney venceu também a primária do estado do Arizona. Após a apuração completa dos votos, Mitt Romney obteve 48%, contra 26% para Santorum, 16% para Newt Gingrich e 8% para Ron Paul, segundo a rede de televisão CNN.
Mitt Romney nasceu em Michigan e seu pai foi governador deste estado, pelo que sua vitória é de vital importância para manter-se como o favorito da disputa.

Vencer em Michigan parece fundamental para o mórmon Romney, já que o candidato nasceu no Estado, governado por seu pai. Santorum, um católico conservador, aparece como o último obstáculo à indicação republicana de Romney para enfrentar o democrata Barack Obama nas eleições presidenciais de novembro.

Ao longo da campanha, o ex-governador teve muitos problemas para convencer os eleitores devido a sua imagem de privilegiado econômico e alheio aos problemas do cidadão médio. Michigan distribui 30 delegados, enquanto o Arizona outorga outros 29. Para garantir a candidatura é preciso alcançar 1.144 delegados, que designarão oficialmente o rival de Obama nas eleições presidenciais de novembro.

O Arizona adjudica o número total de delegados ao vencedor, enquanto Michigan os reparte de maneira proporcional. Além destes dois estados, o Wyoming realizava nesta terça-feira suas assembleias populares, embora a votação tenha caráter meramente simbólico, já que não distribui delegados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário