Siga-nos Você Também!

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Corpo de uma jovem foi encontrado no "Lixão" de São Bento-PB



Fotos blog: São Bento Em Foco


Na manhã desta quarta-feira o corpo de uma jovem não identificada, foi encontrado nas proximidades do "Lixão" na estrada que liga São Bento/PB à Serra Negra do Norte/RN. Segundo a polícia, a jovem foi morta a tiros de arma de fogo e pode ser uma vitima envolvida com drogas, o corpo foi transladado pelo IGEMOL da Polícia Civil de Catolé do Rocha/PB para exames e perícia.

Novo piso salarial preocupa prefeitos

imagenotícia sobre o valor do novo Piso Nacional do Magistério, que segundo o Ministério da Educação (MEC), será de R$ 1.451, causou preocupação entre os prefeitos. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o novo valor estabelecido vai sacrificar a maioria dos municípios. Pelos dados levantados pela entidade, para cumprir a lei do piso e manter a carga horária de trabalho em sala estipulada pela lei, os municípios precisarão fazer contratações adicionais. Conforme o estudo, para a jornada de 40 horas semanais, o reajuste pode representar aumento de 22,22% sobre o valor do ano anterior.
“Os recursos vinculados constitucionalmente à Educação não podem ser exclusivos para despesas com pessoal”, avalia o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. “Como vamos fazer como isso? Vamos pagar o professor e fechar as escolas”, questiona. Para ele, os dados mostram que os municípios reconhecem seu compromisso, mas o valor vai sacrificar as finanças da maioria. “O preço é alto. O aumento com a folha tem afetado os investimentos em outras ações de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE)”, pondera o líder municipalista.
Ao avaliar as diversidades regionais, a CNM constatou que o impacto do reajuste será mais trágico nas regiões Norte e Nordeste, que apresentam a menor média salarial ao mesmo tempo em que têm quantidade razoável de funções docentes. “O impacto é significativo, pois no julgamento da constitucionalidade da lei o piso, o Supremo Tribunal Federal se referiu apenas aos vencimentos iniciais e a conta considerou também as eventuais gratificações pagas aos docentes”, explicou Ziulkoski.
INSUFICIENTES
Ontem, na abertura da mobilização municipalista “Estratégias e Ações para 2012”, prefeitos de todas as regiões do país relataram as dificuldades que terão para pagar o novo Piso Salarial dos Professores.
O secretário executivo da Federação das Associações dos Municípios do Pará (Famep), Josenir Nascimento, que participa do encontro em Brasília, lembrou que esta nova luta imposta aos municípios deverá pautar as próximas reuniões da entidade. Um exemplo das dificuldades a serem enfrentadas é a constatação de que os recursos do Fundeb não serão suficientes para o pagamento da folha do magistério.
De acordo com os dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), em 2010, 5.396 Municípios investiram R$ 31,7 bilhões com a folha de pagamento. O valor comprometeu 71,6 % do Fundo.
“A União não apoia efetivamente, e os municípios empenham, sozinhos, esforços para assegurar o cumprimento da lei. O novo valor a ser pago evidencia ainda mais a necessidade da complementação do governo federal ao piso em 2012”, finaliza Ziulkoski.
Governadores também têm dificuldades
O anúncio do novo piso salarial nacional dos professores, com valor retroativo para o mês de janeiro, deve levar o Governo do Estado e a categoria à mesa de negociação para evitar a possibilidade de uma nova greve.
Matheus Ferreira, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), lembrou que no período da grave de 2011, a categoria discutiu com o Governo do Estado o pagamento do piso parcelado até setembro de 2012.
Na próxima segunda-feira (6) já está agendada uma reunião na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). “A partir do dia 6 vamos saber qual é a proposta do governo, saber se existe alguma perspectiva sobre o pagamento do novo piso. A greve foi suspensa até abril para o cumprimento do acordo anterior, então há prazos para serem cumpridos”, advertiu.
SEDUC
Em nota, a Seduc informou que a reunião vai tratar de assuntos pertinentes a lotação de professores e a pauta social, e está marcada para às 10h, no Centro Integrado de Governo (CIG). Na mesma reunião também será discutida a questão do novo piso da categoria.
Através da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), foi informado que o governador Simão Jatene viajou ontem a Brasília para participar de uma reunião com os demais governadores de Estado. Na pauta a questão do novo piso salarial, onde muitos governadores irão expor as dificuldades de cumprir a determinação do MEC. Até o fim da reunião não haveria uma declaração oficial por parte do Governo do Estado.
O aumento concedido pelo MEC para os professores reflete a variação ocorrida no ano passado, em relação ao ano de 2010, nos gastos por cada aluno que é definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A Lei Federal nº 11.738, de 2008, tornou a adoção do piso nacional para Estados e municípios. No caso de alegarem que não tem condições de pagar o reajuste de 22,22% para a categoria, os governantes podem ter acesso a recursos federais para o complemento da folha de pagamento. Porém, desde que a lei entrou em vigor, nenhum Estado ou município recebeu estes recursos. Segundo o MEC, nenhum estado ou município conseguiu comprovar a falta de verbas para pagar os professores.(Diário do Pará)

Romney vence primárias de Michigan e Arizona e amplia favoritismo

Do Útimo Segundo

imageO ex-governador de Massachusetts Mitt Romney é o vencedor das primárias republicanas de Michigan, após ter triunfado também no Arizona, segundo as cadeias de televisão dos Estados Unidos. Com 86% das urnas apuradas, Romney tem 41% de apoio, contra 38% de seu imediato concorrente, Rick Santorum, de acordo com a CNN. Na sequência, aparecem o congressista Ron Paul, que obtém 12%, e o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, que abdicou de fazer campanha em Michigan e fica com 7% dos votos.
Romney venceu também a primária do estado do Arizona. Após a apuração completa dos votos, Mitt Romney obteve 48%, contra 26% para Santorum, 16% para Newt Gingrich e 8% para Ron Paul, segundo a rede de televisão CNN.
Mitt Romney nasceu em Michigan e seu pai foi governador deste estado, pelo que sua vitória é de vital importância para manter-se como o favorito da disputa.

Vencer em Michigan parece fundamental para o mórmon Romney, já que o candidato nasceu no Estado, governado por seu pai. Santorum, um católico conservador, aparece como o último obstáculo à indicação republicana de Romney para enfrentar o democrata Barack Obama nas eleições presidenciais de novembro.

Ao longo da campanha, o ex-governador teve muitos problemas para convencer os eleitores devido a sua imagem de privilegiado econômico e alheio aos problemas do cidadão médio. Michigan distribui 30 delegados, enquanto o Arizona outorga outros 29. Para garantir a candidatura é preciso alcançar 1.144 delegados, que designarão oficialmente o rival de Obama nas eleições presidenciais de novembro.

O Arizona adjudica o número total de delegados ao vencedor, enquanto Michigan os reparte de maneira proporcional. Além destes dois estados, o Wyoming realizava nesta terça-feira suas assembleias populares, embora a votação tenha caráter meramente simbólico, já que não distribui delegados.

Interpol já prendeu 25 membros dos Anonymous

 

imageA Interpol anunciou já ter detido 25 alegados membros dos Anonymous, avança a Associated Press. As detenções, ocorreram na Europa e América Latina, nomeadamente na Argentina, Chile, Colômbia e Espanha.
De acordo com um comunicado emitido esta terça-feira, as detenções foram levadas a cabo por agentes das polícias nacionais, com o apoio do departamento de peritos em crime informático da Interpol.
Os detidos têm entre 17 e 40 anos e são suspeitos de planear ataques coordenados contra sites e sistemas informáticos de instituições governamentais e públicas e diversos países.
Juntamente com as detenções, as polícias apreenderam mais de 250 aparelhos informáticos e telemóveis.

terça-feira, fevereiro 28, 2012

Brasil encara a Bósnia no 1º amistoso de 2012

Time de Mano Menezes tenta começar o ano apagando a má impressão deixada em 2011, quando foi eliminado precocemente na Copa América

imageA seleção brasileira fará nesta terça-feira, às 16h (de Brasília), seu primeiro amistoso na temporada 2012. Ainda em busca de um time ideal e padrão de jogo, a equipe de Mano Menezes terá pela a Bósnia, atual 19ª colocada no ranking da Fifa, em amistoso disputado em St. Gallen, na Suíça. A Rádio Bandeirantes transmite a partida, e o band.com.br acompanha pelo lance a lance.

De olho nas Olímpiadas e, principalmente, na Copa do Mundo de 2014, Mano tenta apagar a má impressão deixada pela Seleção no ano passado, que fez pífia campanha na Copa América e não conseguiu bater de frente contra as principais seleções do mundo.

Para tentar, enfim, encontrar uma equipe convincente, o treinador segue apostando em Ronaldinho Gaúcho, jogador que no ano passado ele havia dito ser parte de seu projeto na Seleção. Por isso, segue apostando no meia-atacante, que vive má fase no Flamengo. Neymar e Leandro Damião completam o ataque.

FICHA TÉCNICA:

BRASIL: Julio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Sandro, Fernandinho e Hernanes; Ronaldinho Gaúcho, Damião e Neymar. Técnico: Mano Menezes

BÓSNIA: Asmir Begovic; Mensur Mujdza, Sanel Jahic, Emir Spahic e Sasa Papac; Elvir Rahimic, Zvjezdan Misimovic, Haris Medunjanin e Mehmed Alispahic (Miralem Pjanic); Edin Dzeko e Vedai Ibisevic. Técnico: Safet Susic

(Leia mais)

Pagamento de piso do magistério será retroativo a janeiro

Sem o anúncio oficial, governadores e prefeitos não reajustam salários.

oglobo.com

imageBRASÍLIA – Mais um ano letivo começou e permanece o impasse em torno da Lei do Piso Nacional do Magistério. Pela legislação aprovada em 2008, o valor mínimo a ser pago a um professor da rede pública com jornada de 40 horas semanais deveria ser reajustado anualmente em janeiro, mas muitos governos estaduais e prefeituras ainda não fizeram a correção.

Apesar de o texto da lei deixar claro que o reajuste deve ser calculado com base no crescimento dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), governadores e prefeitos justificam que vão esperar o Ministério da Educação (MEC) se pronunciar oficialmente sobre o patamar definido para 2012. De acordo com o MEC, o valor será divulgado em breve e estados e municípios que ainda não reajustaram o piso deverão pagar os valores devidos aos professores retroativos a janeiro.

O texto da legislação determina que a atualização do piso deverá ser calculada utilizando o mesmo percentual de crescimento do valor mínimo anual por aluno do Fundeb. As previsões para 2012 apontam que o aumento no fundo deverá ser em torno de 21% em comparação a 2011. O MEC espera a consolidação dos dados do Tesouro Nacional para fechar um número exato, mas em anos anteriores não houve grandes variações entre as estimativas e os dados consolidados.

“Criou-se uma cultura pelo MEC de divulgar o valor do piso para cada ano e isso é importante. Mas os governadores não podem usar isso como argumento para não pagar. Eles estão criando um passivo porque já devem dois meses de piso e não se mexeram para acertar as contas”, reclama o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão. A entidade prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março. O objetivo é cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

Se confirmado o índice de 21%, o valor a ser pago em 2012 será em torno de R$ 1.430. Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Na Câmara dos Deputados tramita um projeto de lei para alterar o parâmetro de reajuste do piso que teria como base a variação da inflação. Por esse critério, o aumento em 2012 seria em torno de 7%, abaixo dos 21% previstos. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação.

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas desde 2008 nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

“Os governadores e prefeitos estão fazendo uma brincadeira de tremendo mau gosto. É uma falta de respeito às leis, aos trabalhadores e aos eleitores tendo em vista as promessas que eles fazem durante a campanha de mais investimento na educação”, cobra Leão.

Piso nacional dos professores de 2012 é definido em R$ 1.451

O reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno

AGêNCIA BRASIL

O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério paraimage 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Ibama autua prefeitura do Sertão por lançamento de esgoto no Rio Piranhas

image

Agentes ambientais federais do Ibama autuaram o município de São José de Piranhas, com multa de R$ 50 mil, pelo lançamento de esgoto sem tratamento em afluentes do Rio Piranhas-Açu, no sertão da Paraíba, durante a Operação Rios Federais, realizada na última semana.
O autuado tem prazo de 20 dias a partir do recebimento da autuação para apresentar defesa ao Ibama.
A autuação do município de São José de Piranhas resultou da constatação do lançamento do esgoto in natura nos Riachos da Barrajinha e das Varas, na área urbana do município, e também da presença de pocilgas e lançamento de lixo doméstico nas margens desses mesmos afluentes do Rio Piranhas-Açu, que é um rio federal devido ao seu curso abranger não só a Paraíba, mas também o estado do Rio Grande do Norte.
A operação, que coibiu a degradação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e outros crimes ambientais ao longo do Rio Piranhas-Açu no estado da Paraíba, resultou na aplicação de cinco autos de infração, totalizando R$ 68 mil em multas, e embargou atividades em quatro empreendimentos que ocupavam irregularmente, com edificações ou extração mineral, áreas protegidas pela legislação ambiental vigente.
No estado da Paraíba, a primeira etapa da Operação Rios Federais abrangeu os municípios de Aparecida, Cajazeiras, Nazarezinho, Paulista, Pombal, São Domingos de Pombal e Sousa, na Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu.
As APPs tem grande importância para a qualidade ambiental e para a segurança da população. Enchentes, deslizamentos de encostas e outros acidentes naturais, em geral, ocorrem ou são agravados quando a vegetação nativa das APPs é suprimida ou degradada.
Entre as APPs, comumente chamadas de ?áreas de risco? quando ocorrem os desastres naturais, figuram as margens de nascentes, de cursos d'água e de reservatórios, áreas com declividade superior a 45º, topos de morros, e as vegetações fixadoras de dunas.


Assessoria do Ibama

VOLTAS ÀS AULAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO BENTO-PB

Texto/fotos: José Fernandes 

Foto-0024A Escola Municipal Maria Dulce promoveu na manhã desta segunda-feira (27/02) uma manhã animada. Depois de alocar os alunos nas suas respectivas salas de aulas e apresentar aos pais os professores e funcionários, a banda “Swingão Baculejo” animada pelo vocalista Flávio, os músicos Demontirer, Diego, Francivaldo e companhia tocaram e cantaram diversas músicas para alegria no alunado e funcionários. O evento se deu para quebrar o gelo e impactos dos novos alunos que chegam à Escola Maria Dulce e aproximar-los dos alunos veteranos e funcionários. O blog Salve o Piranhas, a notícia em sua rede, registrou de perto o movimento. Veja algumas fotos:

Foto-0026Foto-0027

Foto-0028Foto-0029Foto-0030Foto-0032Foto-0034Foto-0036Foto-0039

Ficha Limpa faz faxina na política de Dourados

Do Correio do Estado

Quem teve o mandato cassado pela Câmara Municipal está impedido de disputar as eleições deste ano

FÁBIO DORTA, DOURADOS

imageA aprovação da Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) vai deixar fora da disputa este ano praticamente todos os políticos que foram presos no dia 1º de setembro de 2010 na Operação Uragano da Polícia Federal, inclusive os que renunciaram aos mandatos para escapar da cassação.

Conforme o texto aprovado pelos ministros do STF quem renunciou ao mandato quando já enfrentava processo de cassação está inelegível. Nesta condição estão o ex-prefeito Ari Artuzi (PMN), o ex-vice-prefeito Carlinhos Cantor (PR) e os ex-vereadores José Carlos Cimatti (PSB), Zezinho da Farmácia (PSDB) e Aurélio Bonatto (PDT) e o ex-suplente de vereador Edivaldo Moreira (PDT).

O ex-presidente do Legislativo Sidlei Alves (ex-DEM) renunciou antes que fosse aberto processo de cassação ainda quando estava na cadeia, porém não poderá concorrer as próximas eleições porque está sem filiação partidária. Hoje, ele não estaria inelegível por causa da renúncia, mas por causa de não ter filiado a nenhum partido. O prazo expirou-se em 7 de outubro de 2010.

domingo, fevereiro 26, 2012

Petrobras precisa elevar preço de combustíveis no Brasil

Do BRASÍLIA, 26 Fev (Reuters)

imageA nova presidente da Petrobras disse que a companhia precisa elevar os preços dos combustíveis para acompanhar os altos preços do petróleo, enquanto mantém a prática de controlar os valores na bomba, para proteger os consumidores da volatilidade.

Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, a menos de duas semanas no cargo, Maria das Graças Foster enfatizou a importância de aumentar a capacidade doméstica de refino, para reduzir a exposição do Brasil às flutuações de preço do petróleo no mercado internacional.

O governo brasileiro tem mantido o preço da gasolina para consumidores estável nos últimos oito anos. A Petrobras se beneficia quando os preços do petróleo caem abaixo do nível de preço relativo que o governo determina, mas perde quando os preços globais do petróleo ficam acima dos níveis do mercado doméstico, gerando perdas para a companhia, que precisa importar combustível para atender a demanda local.

"Trazer toda essa volatilidade em tempo real para o consumidor é impraticável. É absurdo pensar que isso possa acontecer", disse Foster.

Mas ela afirmou que há uma necessidade de elevar o nível dos preços dos combustíveis aos consumidores, mesmo se eles ainda não acompanham os altos e baixos dos preços globais do petróleo.

"Agora, que tem de repassar preço, tem", disse ela. "Esse é o ponto, tem de repassar. A defasagem entre os preços internacionais e os preços nacionais abre-se, essa diferença fica bastante pronunciada e os efeitos são maiores para a Petrobras".

O consumo doméstico de combustíveis em rápido crescimento tem aumentado a dependência da companhia em importações de produtos refinados do petróleo, mesmo com o aumento de sua própria produção de petróleo. A produção nacional da Petrobras está agora em cerca de 2 milhões de barris por dia.

A Petrobras, quinta maior companhia de petróleo em valor de mercado do mundo, está no meio de um plano de expansão de 225 bilhões de dólares.

A companhia quer quase triplicar sua produção para mais de 6 milhões de barris de petróleo por dia até 2020, o que pode ajudar o Brasil a desafiar os Estados Unidos em seu papel de terceiro maior produtor de petróleo, atrás de Rússia e Arábia Saudia / Continue lendo...

Televisão Previsão aponta que 75% das televisões digitais no Brasil terão Ginga em 2013

Do Nocícias BR

imageAs televisões produzidas no Brasil deverão sair de fábrica com um programa que permite a interatividade nos aparelhos. Até dezembro de 2013, 75% dos televisores digitais brasileiros deverão ser vendidos com o Ginga.

De acordo com o decreto do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Planejamento, a inclusão do programa é opcional até o final de 2012. A instalação do middleware irá fazer parte do Processo Produtivo Básico (PPB) para televisões de tela de cristal líquido (LCD) fabricadas na Zona Franca de Manaus.

A portaria interministerial número 140 foi publicada nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, e prevê que, em 2014, 90% das televisões com LCD que tenham fabricação brasileira devem possuir o middleware. As vendas de TVs em 2014 devem crescer devido a Copa do Mundo e, a partir de 2015, todos os aparelhos feitos em território brasileiro terão o Ginga instalados e pré-configurados.

A proposta era de que até julho deste ano, 30% dos aparelhos tivessem o programa de interatividade, porém os fabricantes justificaram e conseguiram prorrogar o prazo. Eles argumentaram afirmando que o programa ainda está em testes e que não é justo com os consumidores que não possuem o sinal digital pagarem mais R$ 180 pela nova TV.
Fabricantes poderão diminuir a cota se produzirem as TVs ainda este ano

Aqueles fabricantes que começarem a instalar o software ainda em 2012, conseguirão ter o percentual feito este ano descontado da cota mínima de fabricação em 2013. Desta forma, de uma determinada marca fabricar 10% de seus televisores com o Ginga instalado, em 2013 só precisará fabricar 65% das TVs com o programa de interatividade. Mesmo assim, a produção mínima para 2013 é de 60% dos aparelhos.

As empresas que não atingirem a cota mínima de produção deverão fabricar as TVs no ano seguinte, sem que a cota do período seja novamente alterada. A produção das televisões que contenham o programa de interatividade não pode ser mais de 10% menos que o limite estabelecido pelo decreto do governo.

Mega-Sena: Apostador de Cuiabá-MT acerta as seis dezenas e leva R$ 22 milhões

Do Agora Vale

imageO concurso nº 1366 da Mega-Sena teve seu sorteio na noite de ontem, sábado (25) direto do caminhão da sorte no município de Capão da Canoa, Rio Grande do Sul. Um apostador da cidade de Cuibá-MT acertou sozinho as seis dezenas e vai ficar com o prêmio estimado de R$ 22.000.000,00.

Os números sorteados foram os seguintes: 12, 27, 37, 44, 54 e 59. A quina teve 124 apostas premiadas que ficarão com R$ 19.590,46, enquanto 7.974 cartões sorteados com a quadra garantem a cada acertador o valor de R$ 435,20.

Segundo a Caixa Econômica Federal, a estimativa de prêmio para o próximo concurso, a ser realizado 29/02/2012, é de R$ 2.000.000,00

Brasileiros gastam quase dois bilhões no exterior

Do Diário do Nordeste´

Em igual mês do ano passado, o valor havia alcançado o montante de US$ 1,777 bilhão

imageSão Paulo. Com as férias escolares e o dólar mais baixo, turistas brasileiros deixaram no exterior US$ 1,996 bilhão somente durante o mês de janeiro, segundo dados informados ontem pelo Banco Central. Em janeiro do ano passado, o valor havia alcançado a cifra de US$ 1,777 bilhão.
No mesmo período, os turistas estrangeiros deixaram no Brasil US$ 661 milhões, contra US$ 600 milhões. Em janeiro de 2012, o saldo entre os gastos de brasileiros e estrangeiros ficou negativo em US$ 1,335 bilhão.
Na avaliação do chefe do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Tulio Maciel, a maior demanda dos brasileiros por bens e serviços do exterior para consumo ou investimento do setor produtivo, em ambiente de crescimento econômico, leva ao aumento do déficit em transações correntes.
Segundo dados divulgados ontem pelo BC, o déficit nessa conta, que registra as compras e vendas de mercadorias e serviços, chegou a US$ 7,086 bilhões em janeiro. Esse é o maior resultado negativo da série histórica do BC, iniciada em 1947. Para fevereiro, com menor número de dias úteis, a previsão é que o déficit em transações correntes fique em US$ 2 bilhões.
No mesmo período em 2011, o resultado também havia sido negativo em US$ 5,584 bilhões.
Influência

O desempenho negativo das transações correntes foi influenciado pelo déficit na balança comercial no mês, quando as importações de produtos superaram as exportações brasileiras em US$ 1,292 bilhão.
Além disso, a conta de serviços, onde são computadas viagens internacionais, por exemplo, também foi negativa em US$ 3,397 bilhões e o envio de rendas para o exterior - como os lucros de investimentos - também superou a entrada desses recursos no país em cerca de US$ 2,575 bilhões.
As transações correntes foram negativas em US$ 7,1 bilhões o que leva a um déficit de US$ 54,1 bilhões no acumulado dos últimos doze meses. A dívida é equivalente a 2,17% do PIB. Em dezembro, o país registrou déficit em transações correntes de US$ 6,04 bilhões.
No ano, o déficit atingiu US$ 52,61 bilhões, ante US$ 47,323 bilhões em 2010.
Investimentos
A conta que registra a entrada e saída de investimentos, porém, teve saldo positivo em janeiro, compensando o desempenho ruim das transações correntes.
O investimento estrangeiro no setor produtivo brasileiro somou US$ 5,433 bilhões em janeiro, contra US$ 2,953 bilhões no mesmo mês em 2011.
Já os investimentos em carteira - em ações e títulos de renda fixa, por exemplo - somaram um total de US$ 4,932 bilhões, ante US$ 3,33 bilhões em janeiro do ano passado.
Déficit
7,08 bilhões foi o déficit em janeiro das transações do Brasil com o exterior - como compras e vendas de bens de serviços e transferências de rendas

VANDALISMO EM SÃO BENTO-PB

Redação e fotos: Salve o Piranhas

Aproximadamente 23h50min deste sábado (25/02), dois sujeitos não identificados e usando capacetes seguiam em uma moto na Av. Pedro Eulâmpio quando o garupa sacou uma arma de fogo e efetuou vários tiros contra a loja da Yamaha Via Leste, que situada em frente a Churrascaria São Sebastião. A porta de vidro foi atingida e não suportando o impacto do/s projétil/eis veio a se esfarelar, já um vidro lateral à direita da porta principal, também foi atingido por um disparo, ficando trincado. A polícia militar foi acionada para preparação de um boletim de ocorrência e para tomar informações de pessoas que estavam na churrascaria e testemunharam o ocorrido, para seguir em diligência em busca dos vândalos. Segundo informações colhidas no local, outra loja, a da Ótica Graciosa, que fica no Centro da cidade ao lado do Banco Bradesco, foi alvo do mesmo tipo de vandalismo há alguns dias. Ninguém consegue explicar até então, porque isso está acontecendo em São Bento-PB, mas a polícia segue investigando na intenção encontrar os culpados e coibir essa prática. (Salve o Piranhas, a notícia em sua rede). Veja algumas fotos:

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Esfera que caiu do céu no Maranhão deve ser resto de foguete francês; moradores estão assustados

Do UOL, em Maceió

image

Os cientistas brasileiros pretendem investigar um objeto metálico de aproximadamente 30 quilos e 1 metro de diâmetro que moradores relataram ter caído do céu na zona rural do município de Anapurus (MA), a 275 km de São Luis. A esfera metálica veio ao chão por volta das 6h da quarta-feira (22) e assustou os moradores do povoado Riacho dos Poços, a 15 km do centro da cidade.

A queda de objetos, provavelmente do foguete francês Ariane 4, já era prevista pela entidade americana Center For Orbital and Reentry Debris Studies. Segundo o site do órgão, a previsão era de que um objeto do foguete reentrasse na Terra às 7h22 do dia 22, com a diferença de três horas a mais ou a menos – ou seja, pouco mais de uma hora do relato dos moradores.

Segundo testemunhas, com a queda, o objeto atingiu um buritizeiro e um cajueiro, que tiveram galhos arrancados. Os moradores do povoado afirmaram que foram quatro “estrondos” causados com a queda da bola espacial, que abriu um buraco de cerca de um metro no chão próximo a casa de José Valdir Mendes, 46, proprietário do sítio que a esfera caiu.

De acordo com o professor da Universidade Federal de São Carlos, astrofísico Gustavo Rojas, apenas uma análise vai determinar exatamente o que é a peça que caiu no Maranhão. Porém, como um objeto similar do foguete Ariane 4 já caiu em Uganda, em 2002, é uma forte hipótese levada em conta pelo cientista.

“Uma identificação definitiva só pode ser feita após a análise do objeto. Contudo, é muito provável que seja o reservatório de Hélio do terceiro estágio de um foguete Ariane 4, lançado em 1997. Sua reentrada na atmosfera estava prevista para a manhã do dia 22, de acordo com o Center for Orbital and Reentry Debris Studies”, explicou.

Apesar de se tratar de lixo espacial, Rojas afirmou que pelas imagens que viu do objeto ele não contém material radioativo. “Porém, é importante salientar que é sempre prudente evitar tocar nesses objetos até que as autoridades locais sejam alertadas e a natureza do objeto identificada.”

Grande parte da população está assustada com a queda e teme que ocorra outra queda e aconteça um acidente com vítimas, mas Rojas orienta que a possibilidade de uma pessoa ser atingida por um lixo espacial “é muito menor que a de sofrer qualquer outro tipo de acidente cotidiano.”

“O medo é infundado. Estima-se que a chance de isso acontecer seja de 1 em 1 trilhão, enquanto por exemplo a de ser atingido por um raio é de 1 em 1 milhão. Em 50 anos de exploração espacial mais de 5 mil toneladas de lixo espacial voltaram ao solo, sem nenhum relato de vítimas.”

"Achei que não passaria em nenhuma", diz estudante aprovada para medicina em oito instituições públicas

Do UOL, em São Paulo

A estudante mineira Mariana Silva Vilas Boas, 19, posa para foto de propaganda do cursinho

O medo de não passar em nenhum vestibular fez Mariana Silva Vilas Boas, 19, se inscrever em mais de dez processos seletivos e ser aprovada em oiimageto instituições públicas para medicina, entre elas a USP (Universidade de São Paulo), onde vai estudar. “Eu não tinha segurança, por isso fiz tanto vestibular e passei desse jeito. Fiz muita prova e estudava por elas”, contou a jovem mineira, da cidade de Pouso Alegre, a cerca de 400 quilômetros de Belo Horizonte.

Além da USP, ela também foi aprovada na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), na UFF (Universidade Federal Fluminense), na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), na Famema (Faculdade de Medicina de Marília), na Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), na FMIT (Faculdade de Medicina de Itajubá) e na Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano).  “Acho que de medicina foram essas”, disse a estudante um pouco confusa com tantas aprovações.

image
“Nunca pensei que iria passar na USP. Pensei que não tinha estudado do jeito certo. Sei que em São Paulo o pessoal leva muito a sério, achava que não tinha como competir. Aqui é mais direcionado para o vestibular da cidade, é outra realidade”, afirmou. No começo, Mariana não achava que ia passar nem nas faculdades particulares que prestou: “Nas particulares, o cursinho que pagou minhas inscrições e eu achava que não ia passar nem nessas. Depois, pensei que pudesse conseguir alguma federal, mas não achava que ia ser nas melhores”, contou.

Desânimo antes das aprovações

imageAlém dos vestibulares, a estudante também fez a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e teve média 786, mas não ficou feliz com o resultado. “Eu acertei 168 questões. Quando corrigi meu Enem fiquei muito feliz, achei que minha média ia ser mais de 800. Então, quando vi minha nota fiquei muito mal mesmo.”

Ela disse que só ficou um pouco mais aliviada quando saiu a primeira aprovação, que foi na Unirio (por meio da nota do Enem). A estudante ficou satisfeita, mas ainda sonhava com outras instituições. “No dia seguinte saiu a UFMG, fiquei muito feliz com a aprovação, acabaram minhas dúvidas e angústias. Ai saiu a USP e eu já tinha arrumado apartamento para ficar em Belo Horizonte, não esperava de jeito nenhum passar na USP. Quando vi meu nome fiquei muito feliz, contei pra minha mãe na hora, depois achei que tinha confundido e passado na Santa Casa, até liguei em São Paulo para saber se era isso mesmo. Ainda não acredito, é muito bom pra ser verdade”, afirmou Mariana.

A estudante disse achar estranho a quantidade de aprovações e contou que teve alguém que vibrou mais do que ela: “Minha mãe gritou e chorou toda vez que eu passava em alguma faculdade, muito mais do que eu. Minha mãe e toda minha família. Não que eu não vibrasse, mas ela ficava muito louca toda vez que eu passava. Isso também foi uma surpresa para ela”.

Sem rotina de estudos

“Não sou uma ‘nerd’, mas eu gosto de estudar, gosto de ler e gostava de assistir algumas aulas”, diz Mariana

Mariana estudou até a 3ª série do ensino fundamental em escola pública e depois conseguiu uma bolsa de estudos em uma escola particular, na qual concluiu o ensino médio. A bolsa não era integral, mas ela diz que sempre pagou “muito pouco no colégio”.

Como não conseguiu ser aprovada em nenhuma faculdade pública logo após terminar os estudos, ela entrou em um cursinho pré-vestibular, também com bolsa. "Como sempre estudei no mesmo colégio, resolvi mudar para variar um pouco, usar um material diferente e ter aulas com outros professores."
A caloura de medicina diz que não tinha uma rotina de estudos definida e, quando questionada sobre dicas que poderia dar aos vestibulandos, afirmou não ser "o melhor exemplo de rotina e metódos de estudo".

A estudante disse que até a metade do ano se dedicava mais e estudava quase o dia inteiro. “No meio do ano, desanimei muito porque não passei na federal. Todo mundo da sala passou em uma faculdade particular e eu não pude ir por falta de dinheiro. Eu já não ia muito às aulas, perdi meu ritmo. Não gostava muito de assistir todas as aulas. Como não podia sair da sala eu estudava sozinha, ficava lendo a teoria e fazendo meus exercícios ”, contou.

Mesmo com o desânimo, a jovem não desistiu de estudar e acredita que as aprovações se devem ao conteúdo que aprendeu no colégio, no cursinho e nos processos seletivos: "Fiz muitos vestibulares e estudava pelas provas. Eu vi muita questão parecida em vários exames, se não tivesse caido em uma prova eu não teria acertado na outra. Aprendi muito com isso também".

Professores aprovados para trabalharem na Escola Estadual João Silveira Guimarães

Segue a baixo relação de professores aprovados no Concurso do Magistério do Estado da Paraíba. Foram selecionados os professores aprovados para trabalharem na Escola Estadual João Silveira Guimarães. Ressaltamos que para a disciplina de Língua Portuguesa foram abertas 02 (duas) vagas e uma de reserva, enquanto que a demais disciplinas, foi aberta apenas 01 (uma). Serão convocados os candidatos que obtiveram melhor pontuação.

image

imageimageimageimageimage

Adolescente morre em acidente em parque de diversões em São Paulo

Do iG São Paulo
imageGarota tinha 14 anos e teria sido atingida pelo assento do brinquedo 'La Tour Eiffel', no Hopi Hari; ela sofreu traumatismo craniano

Uma adolescente de 14 anos morreu nesta sexta-feira, por volta das 10h20, em um acidente com o brinquedo 'La Tour Eiffel' dentro do parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo, no interior de São Paulo. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa do parque.

Segundo relato de um frequentador ao iG, que estava na fila para entrar no brinquedo no momento do acidente, a adolescente teria sido atingida na cabeça pelo assento do elevador, que descia em alta velocidade.

A jovem foi levada para o Hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí, cidade vizinha a Vinhedo. Segundo a administração da casa, a adolescente já teria chegado morta ao hospital, com traumatismo craniano.

Em nota, o parque disse lamenta profundamente o ocorrido e "está prestando toda a assistência à família da vítima e apoiando os órgãos responsáveis na investigação sobre as causas do acidente".
Brinquedo

O aparelho é uma réplica da Torre Eiffel. Conhecido como o 'elevador', ele possui 69,5 metros de altura com assentos que sobem a 5 metros por segundo. Os visitantes ficam parados por 2 segundos na altura de um prédio de 23 andares. Segundo o próprio parque, com o tranco do assento, os usuários despencam em queda livre chegando a 94 Km/h.

Inaugurado em novembro de 1999, o Hopi Hari é considerado um dos maiores parques de diversão da América Latina. Com mais de 50 atrações, o complexo está localizado no km 72 da rodovia dos Bandeirantes, a 30 km de Campinas e a 72 km da capital paulista. Ao todo, o paque possui 760 mil metros quadrados.

Outro caso

Em setembro de 2007, o estudante Arthur Wolf, de 15 anos, morreu após passar pela atração Labirinto, do parque. O brinquedo era uma sala escura com corredores nos quais funcionários fantasiados de monstros dão sustos nos visitantes. Pelo ambiente é espalhada fumaça de gelo seco.

Os médicos que atenderam o garoto disseram que a morte foi causada por choque anafilático, seguido de parada cardiorrespiratória.

Arrecadação federal soma R$ 102,5 milhões

Do AGÊNCIA BRASIL

imageA arrecadação de impostos e contribuições federais em janeiro atingiu R$ 102,57 bilhões, um recorde histórico, informou hoje (24) a Receita Federal.

A arrecadação de impostos e contribuições federais em janeiro atingiu R$ 102,57 bilhões, um recorde histórico, informou hoje (24) a Receita Federal. O resultado representa um crescimento real de 6,04% em comparação com janeiro de 2011. Em relação a dezembro do ano passado, a arrecadação teve um aumento de 5,57%.

De acordo com os dados divulgados pelo governo, tiveram influência na arrecadação de janeiro o pagamento da primeiro cota ou cota única do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) apurado no último trimestre do ano. Influenciou ainda, segundo a Receita Federal, a antecipação de pagamentos, em janeiro de 2012, do ajuste anual do IRPJ e da CSLL referente ao lucro obtido no ano anterior.

Congressistas ´enforcam´ a quinta-feira

Do Diário do Nordeste

image Dos 23 deputados presentes, só 15 fizeram discursos. No Senado, nove parlamentares estiveram na Casa

Brasília. Apenas 32 dos 594 congressistas - 5,38% do total - compareceram ao Senado e Câmara ontem após Carnaval. A sessão na Câmara durou menos de uma hora e meia. Isso é raro de acontecer, já que geralmente os deputados presentes usam o espaço da TV Câmara para fazer discursos para as suas bases eleitorais.

Apesar de, segundo a secretaria da Casa, 23 deputados federais estarem no local até às 16 horas, só 15 fizeram discursos no plenário. Já no Senado, 9 congressistas estiveram presentes.

A ausência de deputados na Câmara na semana de Carnaval já é tradicional. Por isso, o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), avisou na semana passada que não haveria votações nesta semana.

Votações

Maia disse que na semana que vem todos os deputados devem estar na Câmara para decidir sobre matérias importantes. Na terça-feira começa a discussão e a votação do projeto de lei que cria a Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp).

Também na terça, a comissão que analisa o projeto de Lei da Copa do Mundo e Copa das Confederações retoma a discussão da matéria. Serão escolhidos ainda os presidentes e vices das 20 comissões técnicas da Casa.

Grávida diz ter passado por 8 hospitais com filho morto no ventre

Do G1

imageAos 17 anos, uma grávida de oito meses descobriu que o bebê está morto, dentro da barriga. Ela mora em Fundão, na Grande Vitória, e já percorreu oito hospitais do Espírito Santo em busca de uma solução. Josiane Nunes está há quase três semanas com o feto morto no ventre, mas os médicos não fazem a cirurgia. De acordo com o presidente da Sociedade de Ginecologia, professor e médico do Hospital das Clínicas, Dr. Henrique Zacarias, é normal toda a espera de Josiane. "O habitual para um feto morto retido é aguardar 30, 40 dias, para ter evolução espontânea. É desagradável para o médico e ruim para a paciente operá-la", explica o médico.
Mas, para a família, o sofrimento só aumenta com a espera. "Quando fui fazer ultrassom, eu estava muito feliz. Eu queria um menino, e é um menino. Aí recebi a notícia de que ele está morto... É muito difícil, muito mesmo. O nome dele seria Luís Miguel", conta Josiane.
Em 15 dias, a jovem já passou por 6 municípios e foi atendida em pelo menos 7 hospitais e postos de saúde: Pronto-Atendimento (PA) de Fundão, Hospital de Aracruz, Hospital de Santa Teresa, PA de Carapina e Hospital Dório Silva na Serra, Hospital das Clínicas em Vitória e Hospital Infantil em Vila Velha. Mas nenhuma solução é tomada para o caso da adolescente.
Enquanto isso, a preocupação da família só aumenta. "Ela tem queda de pressão direto, tontura. E eles falam que está tudo normal", diz a mãe da garota, Cleonária Pereira. "Eu acho que eles deveriam fazer uma cesária logo, para acabar com isso. Não tem lógica. Corro risco de pegar alguma infecção", afirma a grávida.
Segundo os médicos, há um remédio para estimular o parto, mas é muito caro. "Um deles disse que custa mais ou menos R$ 5 mil, que a gente teria que fazer 'vaquinha' para ter esse remédio", diz a irmã de Josiane, Patrícia dos Santos. "Tem que ter esse remédio para induzir o parto e fazer a coletagem", completa a mãe. "Nos hospitais que há o remédio, eles dizem que não tem nada a ver e tem que esperar o organismo colocar o bebê para fora. Mas já tem 15 dias que descobrimos que o bebê está morto e até agora o organismo não colocou para fora", diz Cleonária.
De acordo com o Dr. Henrique Zacarias, a indução é uma saída, mas não é simples. "É difícil, é prolongado, o colo não está favorável. A conduta é aguardar e ter expulsão natural. Fazer cesária em uma menina de 17 anos limita a prole dela no futuro. Ninguém sabe a quantidade de filhos que ela vai querer ter depois. Ela é muito jovem e deve ser parto normal, para que ela possa ter quantos filhos quiser no futuro", afirma.
"Vou a um parto para ganhar uma criança morta. Não tem lógica. Quero acabar com isso. Eu durmo, acordo, tomo café, tudo que faço é com uma criança morta dentro de mim, é muito difícil", declara Josiane.
O que dizem os hospitais A direção do hospital São Camilo, em Aracruz, informou que a paciente foi atendida e, de acordo com protocolo médico padrão, foi encaminhada para o hospital de Santa Teresa, que é referência para esses casos.
A Secretaria de Saúde do município de Fundão também disse que a paciente foi encaminhada para o município de Santa Teresa, referência para atendimento de maternidade. Após a avaliação do médico do referido município, foi indicada uma medicação para o procedimento que não existia no local, sendo orientada a procurar novamente o PA do município de Fundão.
No retorno da paciente ao PA de Fundão, o médico responsável a encaminhou para o hospital Dório Silva com os devidos cuidados, mas a mesma não compareceu ao atendimento agendado pelo encaminhamento.
A diretora técnica do hospital de Santa Teresa, Mônica Magalhães, disse que Josiane foi atendida dia 14 de fevereiro. A obstetra de plantão pediu para a jovem aguardar um tempo para o corpo expelir o feto espontaneamente. Esse procedimento é menos agressivo para o corpo. Caso o corpo não conseguisse expelir o feto, Josiane deveria voltar ao hospital. Foi dada autorização para a jovem voltar ao hospital dia 17 de fevereiro, uma sexta-feira, mas ela não compareceu.
Já a Prefeitura da Serra esclareceu que o hospital de referência da paciente de Fundão é em Santa Teresa. Mesmo assim, a paciente foi atendida na Maternidade de Carapina nos dias 8 e 9 de fevereiro. No dia 9, em virtude de sentir dores e por não haver vagas na unidade, a paciente foi encaminhada para o Hospital das Clínicas para eventuais procedimentos necessários.
Segundo o Hospital das Clínicas, o procedimento é aguardar a paciente entrar em trabalho de parto naturalmente, fazer acompanhamento semanal e aguardar em casa por até 40 dias. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que a paciente foi atendida na segunda-feira (20) e tem consulta agendada para a próxima segunda-feira (27) para acompanhamento. Ainda de acordo com a Sesa, segundo ultrassom feito na paciente, o óbito do bebê foi no dia 8 de fevereiro.

Projeto reconhece vaquejada como esporte

Projeto reconhece vaquejada como atividade esportiva

Tramita na Câmara projeto que regulamenta a vaquejada como atividade esportiva. Pela proposta (Projeto de Lei 3024/11), do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), a atividade será regulada e remunerada nos termos da Lei 10.220/01, que regula a profissão de vaqueiro.

A legislação estabelece, por exemplo, que a empresa promotora de rodeios deve assinar contrato por escrito com o peão, com cláusulas como prazo de vigência – entre quatro dias e dois anos – e forma detalhada de remuneração.

A promotora do evento também é obrigada a contratar seguro de vida e de acidentes em favor do peão. A apólice deve compreender indenizações por morte ou invalidez permanente no valor mínimo de R$ 100 mil, a ser atualizado a cada doze meses com base na Taxa Referencial de Juros (TR). Deve-se prever ainda o pagamento de todas as despesas médicas e hospitalares causadas por acidentes de trabalho.

O projeto estabelece ainda cuidados com a proteção dos animais envolvidos na competição. De acordo com o texto, a proteção à saúde e à integridade física dos animais compreenderá todas as etapas do evento, inclusive o transporte do local de origem, a chegada, a acomodação, além de alimentação, trato, manejo e montaria, “observadas as devidas precauções”.

“Manifestação cultural”

O projeto considera a vaquejada um evento esportivo de competição, em duplas montadas, com o objetivo de dominar bovinos. Somente poderão ser usados animais liberados para a competição por atestado de veterinário, prossegue o texto. A proposta ainda detalha as características da pista e da competição, assim como a atuação do juiz.

O deputado Paulo Magalhães afirma que a vaquejada representa uma manifestação cultural legitimamente brasileira, que atrai público “fiel e apaixonado” e inúmeros atletas. “As cidades onde são promovidas transformam-se em destinos turísticos”, agrega.

Tramitação

O projeto, que tramita apensado ao PL 2086/11, será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votado no Plenário.

Íntegra da proposta:

PL-2086/2011

PB Agora

Homossexual encontrado morto em Patos-PB




Após um carnaval tranquilo, um homicídio é registrado na noite desta quarta-feira, dia 22, em Patos.
O crime aconteceu por volta das 20h30minh na Comunidade Vila Santo Antônio no Bairro Placas. 


De acordo com informações de um popular que estava no local, a vítima se chamava Pedro Neto, idade não revelada, já que estava sem nenhum documento de identificação, morava no Bairro do Morro e era homossexual. 
A vítima foi atingida por três disparos de arma de fogo, um na boca e dois nas costas.
A Delegada de plantão Daniela Quirino esteve no local fazendo os procedimentos de praxe.
A Polícia ainda não tem conhecimento da autoria do crime e nem o que o motivou, mas está realizando diligências na tentativa da identificação. Mais Patos

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Mulher é encontrada morta e amordaçada em cima de carrinho de mão em JP

Do PB Agora

image

Uma mulher, ainda não identificada, foi encontrada morta, na manhã desta quinta-feira (23), amordaçada e com várias perfurações pelo corpo. Populares acionaram a polícia para fazer a remoção do cadáver.
Segundo informações dos peritos do IML, que estiveram no local, a mulher estava com os pés e as mãos amarradas com cabos de energia, debaixo de vários lençóis, em cima de um carrinho de mão, abandonada próximo ao Hospital Santa Isabel.
A mulher ainda apresentava seis perfurações, sendo duas no pescoço, provavelmente frutos de arma branca.
No local ninguém sabia de nada. O corpo da mulher será encaminhado para o Gemol e aguardará a identificação por parte de familiares. A polícia suspeita que a mulher seja moradora de rua.

image

Em Patos: Cirurgia de jovem vai parar na Justiça

Do Patos Online

image

No dia em que a Igreja Católica abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade, que este ano traz como tema a Saúde, uma mãe de família residente na cidade de Patos trouxe à tona a indagação: - Vão deixar meu filho morrer? Dulcineia César Oliveira Torres, fez referências a André Luiz, 19 anos, casado, pai de um filho, que vem lutando há quase seis meses por uma cirurgia. Trata-se de uma neuropatia do nervo occipital menor, o que provoca constantes e insuportáveis dores de cabeça, inclusive com risco de morte.

Os primeiros sintomas surgiram há três anos e, o diagnóstico conclusivo, só ocorreu em setembro do ano passado, quando o paciente foi atendido por um médico no Recife. Neste período ele deu entrada no Hospital Regional de Patos dezenas de vezes, foi avaliado por 12 neurocirurgiões na Paraíba, submetido a inúmeros exames, com o uso sequenciado de sedativos, inclusive morfina e, por recomendação médica, teve que deixar o trabalho de vigilante em uma escola pública, além de abandonar os estudos após concluir o segundo ano médio. Hoje vive deitado, se contorcendo em dores e chegando a ventilar a possibilidade de tirar a própria vida.

Como a família não tem condição financeira e o SUS não cobre os custos, inicialmente orçados em R$ 18.847,00 (dezoito mil, oitocentos e quarenta e sete reais), vários segmentos da sociedade se mobilizaram para pressionar os poderes públicos, inclusive os clubes de serviços e a imprensa, ecoando no Ministério Público, com a promotora Edivani Saraiva determinando que o Estado, através da Secretaria da Saúde, com prazo de cinco dias, assumisse o ônus da intervenção cirúrgica que não pode ser feita no Estado da Paraíba à falta de especialista, o que não foi cumprindo, originando um Mandado de Segurança que até hoje não surtiu efeito, uma vez que a juíza teve o entendimento de que somente o Tribunal de Justiça teria competência no caso.

Dulcineia chegou a buscar explicações no TJ, localizando o processo que ainda estaria para ser distribuído, sem qualquer prioridade, mesmo em se tratando de um caso de urgência urgentíssima.

Outro agravante é que o hospital do Recife, onde a cirurgia deverá ser feita, já deixou claro que não aceita empenho do Estado da Paraíba.

Instada a falar sobre o sentimento da família diante da situação vivida Dulcineia foi taxativa: “Impotência ao ver um filho com 20 anos de idade, com uma criança pequena, sem a menor condição de sobrevivência, de pés e mãos atados. O que falta na Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba é agilidade e humanidade”, assinala.

Damião Lucena