Siga-nos Você Também!

terça-feira, janeiro 11, 2011

Família de patos ‘invade’ piscina em sítio no interior de SP

Moradora diz que o casal e os 11 filhotinhos apareceram na quinta.
As aves foram levadas nesta segunda para um centro de animais silvestres.

Do G1 SP

imprimir

Patos 1

Patos usam piscina de sítio em Jacareí.
(Foto: Divulgação)

Um casal de patos e 11 filhotinhos invadiram um sítio em Jacareí, a 84km de São Paulo, e se instalaram na piscina da dona de casa Cristina Domiciano de Souza, de 46 anos. Ela contou que os “visitantes” apareceram na quinta-feira e se abrigaram no presépio que ela deixa no jardim todo ano. Nesta segunda (3), a Polícia Ambiental recolheu os animais.

Sônia contou que um vizinho viu os patos adultos e a fila de patinhos atrás deles e avisou a moradora. “Eles ficaram embaixo do meu presépio. Acho que um carro freou, quase atropelou os patinhos e eles saíram correndo, entrando pela grade do meu portão”, disse a dona de casa. “Como tem piscina aqui, se sentiram em casa, como se fosse um lago”, completou ela, dizendo que as aves gostaram mesmo é de ficar na água.

Com medo de que as aves morressem fora do seu habitat natural – desde que chegaram dois filhotes apareceram mortos - , Sônia ligou para a Polícia Ambiental de São José dos Campos, cidade vizinha. A corporação informou que levou os animais para o Centro de Estudos da Natureza, vinculado à Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

Sônia contou que cria pássaros em um viveiro e foi ali que montou um cantinho para os patos, que ela acredita serem aves migratórias e terem vindo de longe. “Eu pesquisei na internet. Hoje (segunda) liguei para os bombeiros (para buscar as aves) e o bombeiro falou que em 11 anos nunca recebeu um chamado assim.”

Apesar dos cuidados – os patinhos ganharam ração –, Sônia informou que não conseguiu chegar perto das aves. “O macho abria as asas e o bico. Não deixava a gente se aproximar.” Mesmo assim, ela afirmou ter se acostumado com a presença dos bichinhos em sua casa. “São muito bonitos e dá vontade de ficar com eles”, admitiu, rindo.

O G1 procurou representantes do Centro de Estudos da Natureza, mas niguém foi encontrado para comentar a situação das aves.

Colaborou o VNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário