Siga-nos Você Também!

terça-feira, abril 03, 2012

Itaú lidera reclamações do Procon no primeiro trimestre

Erica Martin
Do Diário do Grande ABC

imageA empresa  que mais gerou queixas no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o Procon de São Paulo, foi o Itaú, com 2.647 demandas. Na lista que contém 30 empresas e 18.636 reclamações, a Telefônica aparece em segundo lugar e o Bradesco em terceiro. O levantamento on-line, atualizado diariamente no site do órgão, mostra se as empresas estão atendendo ou não às reclamações de seus clientes ainda na fase inicial, ou seja, quando o Procon emite a chamada Carta de Informações Preliminares para tentar solucionar o problema, antes de se transformar em processo.

De acordo com a diretora de atendimento do órgão, Selma do Amaral, a cobrança de tarifas não autorizadas ou desconhecidas pelos clientes foi a maior queixa contra o Itaú no período.

A instituição resolveu 91% dos casos na fase inicial. Mas Procon diz que o elevado índice de solução do banco indica que é viável aperfeiçoar o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e agilizar o atendimento das demandas. Em nota, o Itaú informou que vai continuar investindo para reduzir falhas para que as questões sejam resolvidas antes de chegar ao Procon.

No caso da Telefônica, a demora para instalar ou transferir a linha para outra operadora (o que hoje é permitido pela portabilidade) foi o maior impasse. Em sua defesa, a companhia disse que o número divulgado pelo órgão de defesa do consumidor não se refere necessariamente a reclamações por abranger todas as consultas feitas. A empresa estima que apenas 4% tornam-se queixas efetivamente.

POUCA SOLUÇÃO - Apesar de a Nextel aparecer em 24° no ranking, a companhia foi a que menos solucionou os problemas do consumidor. Os clientes se queixaram principalmente da dificuldade em cancelar o serviço contratado. "A Nextel está exigindo que o consumidor vá até à empresa cancelar o serviço para dificultar a rescisão do contrato. Mas se o cliente contratou por telefone também poderá anular por telefone, ele precisa ter opções de canais para solucionar seu caso", explicou Selma.

Em nota, a Nextel informou que está redobrando seus esforços e ampliando seus investimentos em treinamentos, processos e contratações dos canais de atendimento ao cliente.

METAS - Com o objetivo de diminuir o número de queixas, o Procon convocou 38 empresas para participar do 'Plano de metas'. Entre elas estão Sabesp, BMG, Grupo Amil, Claro, Tam, LG, B2W e Tenda. Elas representam 61% dos 137.694 casos, nos quais o Procon-SP emitiu uma CIP (Carta de Informações Preliminares).

O projeto, que começou em 2010, já apresentou bons resultados. Das seis empresas que tinham assinado o compromisso com o Procon, a meta era conseguir reduzir os atendimentos de 43.494 para 30.787 (29%). Mas, no fim do ano passado, a redução atingiu 45%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário