Siga-nos Você Também!

quarta-feira, abril 25, 2012

Brasileiros dizem que foram deportados sem motivos pela Espanha

Folha Online

imageUm grupo de 15 turistas brasileiros foi barrado no aeroporto de Barajas, em Madri, no último domingo (22) e diz ter sido maltratado e deportado mesmo atendendo às exigências da Espanha para visitar o país.

Os brasileiros --que chegaram de volta a Salvador (BA) às 20h desta terça-feira-- haviam viajado na noite de sábado (21), no voo UX0084, da companhia Air Europa, que oferece voo direto entre a capital baiana e Madri.

Entre os deportados estavam a professora Gilmara Nunes Duarte de Carvalho, 30, sua mãe Joseísa, 52, e sua filha Luana Isabel, 6. As três viajaram para participar do batizado de um sobrinho de Gilmara.

A professora disse que tem três irmãs casadas com espanhóis e que vivem legalmente no país.

Mesmo depois de apresentarem uma carta-convite, dinheiro e passagens de volta, os funcionários da migração espanhola disseram que não poderiam entrar, porque a carta-convite não tinha um carimbo da polícia da cidade onde elas ficariam hospedadas.

Depois disso, Gilmara disse que avisou um cunhado espanhol. Ele contratou um advogado, foi até a polícia para carimbar a carta-convite e enviou o documento às autoridades via fax, segundo ela. Mesmo assim, as três foram deportadas.

"Eu me senti como uma refém. Foram extremamente grosseiros o tempo todo", disse Gilmara.

Joseísa, que é diabética, contou que seus medicamentos foram confiscados e que precisou ser socorrida depois de passar mal.

Mesmo após um médico constatar que ela precisava de medicação, os remédios não foram devolvidos, segundo a brasileira. Ela disse que teve de procurar os agentes migratórios para pedir doses individuais enquanto permaneceu em Barajas.

Já a professora aposentada Fernanda Mendes, 51, disse que chegou à Espanha com 900 euros e cartão de crédito internacional para passar as férias na casa de uma amiga de infância.

Ela afirma que foi deportada mesmo depois de a amiga enviar uma carta-convite por fax às autoridades.

"Somos tratados como animais. Os espanhóis vêm para cá e não são maltratados como nós somos na Espanha. A presidente Dilma precisa tomar uma providência", disse a professora ao desembarcar em Salvador.

O Itamaraty informou que, desde domingo, 15 brasileiros foram mandados de volta da Espanha. O número está dentro da média: no ano passado, até agosto, foram quatro por dia; em 2010, 4,6 por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário