Siga-nos Você Também!

quarta-feira, março 28, 2012

Homem faz transplante de rosto mais complexo

Da AFP noticias@band.com.br

imageUm homem de 37 anos, totalmente desfigurado em 1997 após sofrer um acidente com arma de fogo, foi submetido ao transplante de rosto mais complexo até agora, segundo a equipe de cirurgiões que realizou a intervenção nos Estados Unidos.

A operação de 36 horas de duração, feita entre 19 e 20 março no Centro Médico da Universidade de Maryland (leste dos EUA), foi "o transplante de rosto mais extenso realizado até agora, incluindo as duas mandíbulas, dentes e língua", informou o centro em um comunicado publicado na terça-feira.

"O transplante incluiu todos os tecidos moles do rosto, do couro cabeludo até o pescoço, inclusive os músculos subjacentes, que permitem as expressões faciais e os nervos sensoriais e motores", explicou o chefe da equipe de cirurgiões, doutor Eduardo Rodríguez.

"Nosso objetivo foi restaurar as funções e conseguir um resultado estético satisfatório", acrescentou.

O paciente, Richard Norris, já tinha submetido a várias cirurgias reconstrutivas depois do acidente, mas os procedimentos reduziram em grande medida o uso de sua boca.

Segundo as fotos divulgadas, depois das cirurgias, a parte inferior do rosto e o nariz ficaram afundados.

Durante os últimos 15 anos, Norris viveu recluso, usando uma máscara cirúrgica, fazendo compras durante a noite para evitar os olhares dos outros, segundo a emissora de televisão americana MSNBC.

O primeiro transplante facial completo foi realizado em março de 2010 no hospital Vall d'Hebron, em Barcelona, Espanha, e foi divulgado em julho do mesmo ano.

O primeiro transplante parcial bem sucedido foi realizado em 2005, na França, em Isabelle Dinoire, uma mulher de 38 anos desfigurada após ser mordida por seu cão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário