Siga-nos Você Também!

quinta-feira, março 22, 2012

Governo e prefeitura inauguram Creas em Riacho dos Cavalos

 A população de Riacho dos Cavalos e de mais sete municípios da região de Catolé do Rocha ganhou o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas Regional). O equipamento, inaugurado nesta terça-feira (20), é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), e a Prefeitura Municipal de Riacho dos Cavalos.
Inauguração do Creas em Riacho dos Cavalos“Em cada Creas, temos uma equipe composta por um psicólogo, um assistente social, um advogado e um educador social, que acompanham casos relacionados à violência física e psicológica, maus tratos, abuso sexual, entre outros. O Creas atende a toda faixa etária, da criança ao idoso”, destacou a gerente de Proteção Social Especial da Sedh, Carmen Meireles.
Segundo Carmen, o Creas Regional de Riacho dos Cavalos vai atender a uma região que, até então, estava descoberta com relação ao atendimento especializado, beneficiando cerca de 20 mil pessoas. Os municípios beneficiados são: Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, Mato Grosso, Jericó, Paulista, São José de Brejo do Cruz e Brejo dos Santos.   
Ao som da Banda Marcial da Escola Municipal Maria Carneiro Vaz, a solenidade contou com a presença de representantes dos municípios que serão beneficiados com o Creas Regional de Riacho dos Cavalos.
Parceria – Para o prefeito de Riacho dos Cavalos, Sebastião Pereira Primo (PSDB), a parceria com o Governo do Estado vai possibilitar um atendimento que ainda não existia na região. “Este é mais um sinal da preocupação do Governo do Estado com o desenvolvimento, pois procura dar mais assistência aos municípios paraibanos. Com essa parceria, poderemos atender a toda e qualquer pessoa vítima de violência”, disse.
A coordenadora dos Creas de Riacho, Ana Lays Barreto Chaves, afirmou que existe uma demanda na região vítima de violência, que muitas vezes sofre de forma silenciosa. “A partir deste momento, realizaremos também atividades nos municípios vizinhos, com visitas periódicas e atendimento especializado”, frisou.
Violência sexual – A psicóloga Thallyssa Guimarães, que atua desde janeiro no Creas de Riacho dos Cavalos, relatou que os casos que mais chocam são os de abuso sexual contra a criança e o adolescente. “Temos dois casos fortes em atendimento. Um, acontecia em Belém do Brejo do Cruz, onde a criança era abusada pelo próprio pai. O acusado está preso, e a criança, com a mãe, no município de São Bento. O outro caso é de um adolescente de 14 anos, que vinha sendo abusado pela avó”, contou. 

Inauguração do CREAS Regional de Riacho dos Cavalos (PB) - Fotos: Severino Pereira

imageimage
 - 




ASSCOM/SDH-PB
Por Fernanda Medeiros / Asscom da Secretária de Des. Humano - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário