Siga-nos Você Também!

terça-feira, maio 15, 2012

Sarney diz que decisão do Supremo sobre depoimento do Cachoeira pode estar errada

O ministro Celso de Mello aceitou pedido da defesa para adiar depoimento marcado para hoje

image O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA), disse na manhã desta terça-feira (15) que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de suspender o depoimento do bicheiro Carlinhos Cachoeira "pode ser uma decisão errada", mas por ser decisão do Supremo, deve ser respeitada.
– Decisão do STF é para ser cumprida, por mais que nós tenhamos a noção de que é uma decisão que pode ser errada. Mas na realidade nós entregamos ao Supremo a guarda da Constituição e é ele que interpreta a Constituição. Por mais que a gente possa julgar errada, essa é uma decisão do STF.
Na noite de segunda-feira (14) o ministro Celso de Mello decidiu aceitar um pedido da defesa do contraventor para que ele fosse dispensado de prestar o depoimento marcado para esta terça (15) na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), que investiga as relações do bicheiro com agentes públicos.
Na ação protocolada na última sexta-feira (11), os advogados disseram que Cachoeira não deve comparecer à CPMI antes de conhecer os documentos que servirão de base para as indagações dos parlamentares. 

Leia mais notícias no R7

Confira também

Para tentar convencer o Supremo, a defesa citou decisões anteriores do tribunal que dispensaram pessoas de prestar depoimentos a CPIs. Os advogados afirmam que Cachoeira será ouvido na condição de investigado e que, portanto, é necessário que conheça todas as provas que servirão de base para as perguntas dos integrantes da CPI.
Entenda
O depoimento de Cachoeira é considerado chave pelo relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), que tem focado suas atenções no funcionamento da organização criminosa montada pelo empresário para operar máquinas caça-níqueis ilegalmente e na relação que Cachoeira mantinha com a construtora Delta.
O empresário está preso desde fevereiro acusado de chefiar uma quadrilha que explorava jogos ilegais, mas o caso ganhou notoriedade depois que o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), que pautava seu mandato combatendo atos de corrupção, foi flagrado pela PF em estreita relação com Cachoeira.
Demóstenes sofre processo disciplinar por quebra de decoro no Conselho de Ética do Senado e pode ter o mandato cassado.

CONHEÇA A REDE DE COCNTATO DE CARLINHOS CACHOEIRA

image

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário