Siga-nos Você Também!

segunda-feira, setembro 19, 2011

Siamesas unidas pela cabeça são separadas em Londres

Da Veja

Antes de completar um ano de vida, irmãs sudanesas passam por 4 cirurgias

image

As siamesas Ritag e Rital foram separadas em Londres em agosto

As gêmeas siamesas Rital e Ritag Gaboura, que nasceram unidas pela cabeça, foram separadas com sucesso após quatro operações em Londres. A cirurgia ocorreu no dia 15 de agosto, mas as informações sobre o estado de saúde das sudanesas só foram divulgadas neste domingo, semana em que completam um ano de vida.
A separação ocorreu no hospital Great Ormond Street, na capital da Inglaterra, e todo o tratamento foi custeado pela instituição de caridade Facing The World. Em sua página na internet, os responsáveis pela instituição contam que foram procurados pelos pais das siamesas e em abril a equipe médica liderada pelo cirurgião David Dunaway aceitou doar seus serviços.
"Casos de siameses unidos pelo crânio são extremamente raros e apenas 1 em cada 10 milhões sobrevivem à infância. Os riscos são altos porque geralmente um gêmeo é dependente do outro", afirma a instituição em sua página na internet. "Quando a família [Gaboura] chegou ao Reino Unido, o coração de Ritag já não funcionava bem", descreve a Facing The World.
A operação aconteceu em quatro estágios. Foram realizadas duas operações iniciais em maio, outra em julho e a separação final só aconteceu em agosto. "Em poucos dias as crianças estavam brincando como antes. Em breve, seus pais poderão realizar o sonho de retornar com as duas filhas, separadas e saudáveis, para a casa", diz o comunicado oficial da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário