Siga-nos Você Também!

quarta-feira, setembro 28, 2011

Provas do Enem estão sob segurança do Exército na PB

Educação

Provas do Enem estão sob segurança do Exército na PB

Já estão na Paraíba as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que serão aplicadas no Estado nos dias 22 e 23 de outubro deste ano. Elas estão sob a segurança do Exército e guardadas nas instalações do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, instalado no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. Um total de 123.820 pessoas participará do exame na Paraíba. O zelo com as provas é devido ao histórico de fraude e falhas no exame.
O envio das provas para a Paraíba faz parte do esquema de segurança criado pelo Governo Federal na tentativa de evitar fraudes. Todos os Estados onde ocorrerão as provas estão recebendo os exemplares do Enem e os guardando em unidades do Exército Brasileiro. Os exames estão sendo enviados pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação, responsável pela realização dos testes.
Segundo o capitão Thiago Silva Quadros, oficial responsável pelo armazenamento das provas, cerca de 50 caixas com os exemplares dos exames chegaram ao 15º Batalhão no dia 5 de setembro. Eles saíram de Brasília até Recife através de avião e seguiram a bordo de caminhões da capital Pernambucana até João Pessoa. O trajeto foi acompanhado por comboio da Polícia Rodoviária Federal. No dia 15 de setembro, parte das provas foi levada para Campina Grande, onde também está acomodada em unidade militar.
No 15º Batalhão, os testes estão guardados numa sala que é monitorada por três câmeras durante 24 horas. Apenas funcionários dos Correios e oficiais do Exército são autorizados a entrar no local. A segurança interna do quartel também foi reforçada.
“Os exemplares permanecerão sob a guarda do Exército até o dia da prova do Enem. Os exemplares sairão daqui com destino direto para os colégios onde os alunos farão o exame. Nesse dia, será montado outro esquema com a presença das polícias Militar e Rodoviária Federal para garantir a segurança durante o deslocamento”, afirmou o capitão Quadros.
Por região
Mais de 5,3 milhões de pessoas vão participar do Enem nos próximos dias 22 e 23. O Nordeste é a segunda região que registrou o maior número de inscritos. Foram, ao todo, 1.692.830. A quantidade ficou abaixo apenas do Sudeste, onde ocorreram 1.971.958 inscrições. O Sul (com 667.581 inscritos), o Norte (com 552.511) e Centro-Oeste (com 481.900) ocupam respectivamente os terceiro, quarto e quinto lugares no ranking de participantes do exame. Segundo o Inep, a maioria dos participantes possui entre 21 e 30 anos. São exatamente 1.704.820 estudantes.
Do total de inscritos, 60.543 pediram atendimento especial e farão o exame em horário diferente. Eles começarão a responder o caderno de provas após o pôr do sol, mas deverão chegar aos locais de prova no mesmo horário dos demais inscritos, ou seja, entre 12h e 13h.
Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário