Siga-nos Você Também!

quarta-feira, setembro 21, 2011

Passagem do tufão Roke mata quatro e mantém Japão em alerta

DA EFE

Cerca de seis mil pessoas foram forçadas a sair de casa.

Mais de oito mil residências estão sem energia elétrica.

Pelo menos quatro pessoas morreram e duas estão desaparecidas no Japão nesta quarta-feira (21) por causa dos ventos e chuvas torrenciais provocados pelo tufão 'Roke'. Cerca de seis mil pessoas foram forçadas a sair de casa e mais de oito mil residências estão sem eletricidade.

Por volta das 11h locais (23h de Brasília), 'Roke' se encontrava perto da península de Kii e avançava rumo ao nordeste a 35 km/h, arrastando fortes chuvas e ventos de até 216 km/h.

Um porta-voz da Agência Meteorológica do Japão, que mantém o alerta em praticamente todo o país, indicou que o tufão deverá chegar a Tóquio no fim da tarde e posteriormente continuar em direção nordeste.

Ondas batem em quebra-onda em Udono, na cidade portuária de Kiho, na província japonesa de Mie, nesta quarta-feira (21) (Foto: AP)Ondas batem em quebra-onda em Udono, na cidade portuária de Kiho, na província japonesa de Mie, nesta quarta-feira (21) (Foto: AP)

Tufão 'Roke' no Japão inunda ruas e já deixa quatro mortos (Foto: AP Photo/Kyodo News)Tufão 'Roke' no Japão inunda ruas e já deixa quatro mortos (Foto: AP Photo/Kyodo News)

Às 21h do horário local, 'Roke' deverá se aproximar da província de Fukushima, afetada pela catástrofe de 11 de março e onde se encontra a danificada usina de Fukushima Daiichi.

Segundo a televisão pública 'NHK', até o momento há 5.846 pessoas evacuadas em várias províncias do país, enquanto as autoridades recomendaram a mais de 1 milhão que abandonassem suas casas por precaução.

saiba mais

Os fortes ventos e chuvas que precederam o tufão causaram na terça-feira (20) a morte de um pescador de 71 anos na província de Saga, enquanto outro homem de 66 anos faleceu em Nagóia ao cair do terraço de um edifício, indicou a 'NHK'.

Além disso, dois homens foram arrastados pela crescente de dois rios em Nagóia e Ehime, enquanto uma criança de dez anos e um idoso de 84 estão desaparecidos na província de Gifu.

Há no país mais de 800 casas inundadas, enquanto 8.736 imóveis em seis das 47 províncias do Japão tinham sofrido cortes de luz.

As companhias aéreas anunciaram o cancelamento de 278 voos nacionais nesta quarta por causa de 'Roke', que também provocou a suspensão de serviços ferroviários em todo o arquipélago.

'Roke' é o segundo tufão que afeta o Japão em poucas semanas, depois que no início deste mês 'Talas' deixou mais de 100 vítimas, entre mortos e desaparecidos, e danos no valor de 511 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário