Siga-nos Você Também!

quinta-feira, agosto 09, 2012

Paraíba registra queda de 6,2% nos homicídios no primeiro semestre de 2012

Vanessa Silva Do NE10/ Paraíba

O primeiro semestre de 2012 apresentou uma redução de 6,2% no número de homicídios registrados na Paraíba, informou nesta quinta-feira a Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds) do estado. Segundo o órgão, em 2011 ocorreram 322 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), enquanto este ano foram 53 a menos, ou seja, 283. São classificados como CVLI homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
Apesar da redução, o secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, reconhece que ainda há muito trabalho a se fazer para que esses crimes sejam extintos. "Ainda temos um longo caminho pela frente, mas os primeiros resultados começam a aparecer. A escalada criminosa vinha crescendo nos últimos dez anos e conseguimos uma desaceleração. No primeiro semestre deste ano, contabilizamos a redução de 6,2% de CVLI em todo o Estado e resultados ainda melhores em alguns municípios”, explicou.
Ainda segundo o secretário, o índice de homicídios na Paraíba havia crescido quase 25% entre 2009 e 2010. A curva criminal ascendente começou a ser quebrada entre 2010 e 2011, quando houve a redução de 7,49% nos casos de CVLI.
Como justificativa da redução, a secretaria apresentou seu balanço de ações realizadas no período (mais de 100, segundo a Seds, em 19 meses de gestão). "Temos investido cada vez em inteligência policial para uma repressão qualificada da criminalidade. Também apostamos na integração entre as polícias e outros órgãos fundamentais, a exemplo do Ministério Público e Poder Judiciário”, disse ainda o secretário.
O município que apresentou uma das maiores reduções em homicídios no estado inteiro foi o de Catolé do Rocha, que fica no Sertão paraibano. No primeiro semestre deste ano foram registradas duas mortes violentas, enquanto em 2011 foram registrados nove casos. Em termos percentuais, a redução foi de 77,8%.
Das cidades que compõem a Região Metropolitana de João Pessoa, a maior redução foi registrada em Cabedelo, com queda de 26% em comparação ao primeiro semestre do ano anterior. Na capital, a queda foi de 12%. Apenas o município de Santa Rita apresentou aumento nos índices criminais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário