Siga-nos Você Também!

sexta-feira, outubro 21, 2011

Tailândia abre suas comportas para controlar inundações

Do Último Segundo IG

Governo abandona tentativas de proteger Bangcoc das enchentes e drena água que alaga interior do país

A primeira-ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra, afirmou nesta sexta-feira que ia tomar o comando direto do controle das inundações no país e ordenou a abertura das comportas depois que o governo abandonou as tentativas de proteger a capital dos alagamentos.

Foto: AP

Rsidentes se locomovem em enchente no distrito de Rangsit nos arredores de Bangcoc, Tailândia

Ela disse que iria cumprir estritamente a lei de desastres naturais, mas não chegou a declarar estado de emergência, em um momento em que ela tem sido fortemente criticada por desorganização e fraqueza no comando da crise.

Ela afirmou que a prioridade do governo era a abertura das comportas dos canais para permitir que a água passe por Bangcoc, e esvazie o interior do país, onde muitos povoados vivem literalmente debaixo d'água.

Ela disse que precisou recorrer à chamada Lei de Prevenção de Desastres e Mitigação, porque algumas autoridades desobedeceram suas instruções, dificultando o controle das enchentes. "Por exemplo, eu ordenei a abertura das comportas e me disseram que elas tinham sido abertasm, mas quando eu chequei, era uma história completamente diferente", disse. "Então, nós precisamos estabelecer uma ordem escrita para ter certeza que tudo está às claras." Continue lendo…

Nenhum comentário:

Postar um comentário