Siga-nos Você Também!

quarta-feira, janeiro 30, 2013

INIMIGOS EM COMUM: de olho em 2014, PB Agora revela quais são os dois políticos que metem medo em RC

Natural candidato a reeleição e mesmo sem acusar o golpe, o governador Ricardo Coutinho (PSB) acompanha atentamente os movimentos dos grupos políticos divergentes que terminam 2012 definindo estratégias para tentar destronar o ‘mago’ do Palácio da Redenção.
Se depender de animosidades, dois políticos já deflagraram o processo de articulações e prometem ser um 'calo no sapato' do socialista.
Terminado o segundo mandato na prefeitura de Campina Grande, o prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) não esconde de ninguém que deseja ser o contra-ponto do estilo ricardista de governar. Lançado pelo líder  político do PMDB paraibano, o ex-governador José Maranhão (PMDB), como natural candidato ao Governo em 2014, o ‘cabeludo’ já anunciou que pretende percorrer as diversas regiões da Paraíba para conhecer a geopolítica local e fará isso logo após o carnaval, ocasião em que irá mergulhar de vez na pré-campanha eleitoral.
Dono de uma oratória invejável, capaz de por em baixo do tapete problemas estruturais na Rainha da Borborema, Veneziano terá que ter jogo de cintura para escapar de escândalos em face da verdadeira devassa nas contas publicas feitas pelo seu sucessor, o prefeito eleito Romero Rodrigues (PSDB), que acusou o peemedebista de deixar um verdadeiro 'rombo' nas contas públicas da administração local.
A favor do ‘Cabeludo’ pesa o carisma de não ter perdido uma eleição majoritária e de gozar de grande popularidade no eleitorado campinense, cidade estratégica na eleição estadual. Outro fator que pesa a seu favor é o fato de contar com as articulações políticas do seu irmão o senador Vitalzinho (PMDB). Portanto, cabe ao ‘V’ estadualizar seu nome e tentar estabelecer uma polarização política contra Ricardo Coutinho.
Disposição, Veneziano publiciza ter de sobra.

CORRENDO POR FORA
Voando no vácuo da impopularidade e na confusa administração socialista, surge o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, que apesar dos percalços saiu fortalecido na última disputa eleitoral na Capital, tendo colaborado decisivamente na eleição do aliado Luciano Cartaxo (PT).
Contra Agra, no entanto, pesa a inexperiência de ainda não ter disputado uma eleição majoritária, de não falar com eloqüência e ainda de não ter se filiado a um partido político, decisão esta que será determinante numa possível candidatura em 2014.
Como fatores positivos, Agra leva a tiracolo uma avaliação positiva de sua gestão, a vitimização na disputa interna dentro do PSB e ainda o fato de marcar posição no eleitorado pessoense como o principal desafeto do ‘mago’,tudo, graças a acirrada disputa nas prévias do PSB. Na ocasião saiu vencedora Estela (Bezerra) e por conta dessa decisão, Ricardo sofreu uma humilhante derrota no seu curral eleitoral.
Mesmo com incertezas no percurso, Veneziano e Luciano Agra sabem os caminhos para criticar e até mesmo intimidar o inquilino do Palácio da Redenção.
De uma coisa todos sabem, o novo tabuleiro político eleitoral paraibano está traçado com dois personagens que metem medo no projeto socialista, com maneiras diferentes no trato político: o falastrão Veneziano e o muitas vezes ‘gago’ Luciano Agra.
O governador que sonha em se reeleger sabe que não enfrentará uma disputa fácil em 2014: Vené e Agra começaram a mostrar os dentes.


Henrique Lima
PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário