Siga-nos Você Também!

sexta-feira, março 08, 2013

Grevistas da UEPB decidem colocar governo do Estado na mesa de negociação

Em greve há mais de duas semanas, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Superior da Paraíba (SINTESP-PB) e da Associação de Docentes (ADUEPB), resolveram colocar o governo do Estado na mesa de negociação para ver se chegam a fim do impasse.

O comando de greve das duas categorias se reuniu na manhã desta sexta-feira (08) com o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior. A reunião, segunda em uma semana, foi realizada no gabinete do reitor no prédio da Administração Central no Campus I em Bodocongó.

A exemplo da semana passada, o reitor reafirmou que o orçamento previsto para a UEPB em 2013 não possibilita a Administração Central apresentar qualquer proposta de reajuste salarial. O orçamento de R$ 231,6 milhões, segundo ele, inviabiliza a concessão de qualquer reajuste.

Diante dos números postos na mesa de negociação, o reitor pediu as duas categorias, que eles reavaliem o momento de crise que a UEPB está atravessando. Disse ainda que está discutindo com o governo do Estado uma proposta para readequar o orçamento da instituição.

Pela primeira vez desde que o movimento começou, os dois sindicatos resolveram levar a discussão para o Palácio da Redenção. O SINTESP-PB sob a presidência de Severino dos Ramos decidiu inicialmente, convocar uma assembleia para a próxima terça ou quarta-feira e apresentar os dados com a atual realidade financeira da instituição.

O comando também aprovou um a proposta de elaboração de um documento para ser entregue ao governador mostrando que os recursos previstos para a UEPB são insuficientes para garantir os reajustes das categorias em greve. Eles também querem uma audiência com o governo do Estado. Como resultado dos avanços nas duas reuniões com o reitor, o sindicato também ficou de apresentar uma proposta de correção do Plano de Cargo e Carreira da categoria. O reitor Rangel Junior pediu a minuta do projeto e se comprometeu em colocar a proposta em análise na próxima reunião do Consuni.

A ADUEPB presidida por José Cristovão de Andrade, também decidiu levar a discussão para o govenador. O sindicalista Nelson Junior foi enfático em sua colocação, destacando que o governo não poderia ficar de fora desse debate. “Vamos colocar o governo na negociação sim. Queremos saber qual de fato o percentual de reajuste que pode ser oferecido”, afirmou Nelson Junior. Os docentes reivindicam reajuste salarial de 17,7%. Cerca de 20 mil alunos da UEPB estão prejudicados com a greve temem o atraso no período letivo por conta do movimento grevista iniciado no dia 21 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário