Siga-nos Você Também!

domingo, julho 15, 2012

Guerras e rumores de guerras: Rebeldes e forças sírias travam combates violentos em Damasco

imageBEIRUTE, 15 Jul (Reuters) - Combatentes oposicionistas entraram em confronto com forças do governo sírio neste domingo em Damasco, no que foi descrito por moradores da capital síria como o mais violento até agora dentro dos limites da cidade.

Quando anoitecia, ativistas disseram que a luta estava se espalhando da parte sul da cidade para uma segunda área e que as tropas governamentais haviam fechado a estrada de acesso ao aeroporto.

Vários moradores contatados pela Reuters afirmaram estar ouvindo fortes explosões, constante troca de tiros e o som frequente de sirenes. Eles descreveram os combates como sendo os piores desde o início do levante contra o presidente Bashar al-Assad, há 17 meses.

Uma grossa fumaça escura era visível no céu de Damasco em imagens de vídeo ao vivo, divulgadas na Internet.

"Não posso acreditar, parece incrivelmente perto. Escuto tiros e outras coisas, como explosões. Posso ouvir os sons de ambulâncias passando correndo. Estou com tanto medo. Pessoas podem morrer esta noite", disse um morador de um bairro perto da área dos confrontos, contatado por telefone.

O ativista Samir al-Shami, que estava em Damasco e falou à Reuters pelo programa de comunicação Skype, disse que estava havendo luta no bairro de al-Tadamon, na parte sul da capital síria, depois que combates contínuos ocorreram no anoitecer de sábado em Hajar al-Aswad, distrito vizinho em Damasco.

"Há o som de artilharia pesada. E há fumaça saindo da área. Também há alguns feridos e os moradores estão tentando fugir da região", ele disse, mostrando ao vivo imagens de fumaça no horizonte.

"Há também veículos blindados indo em direção à parte sul do bairro."   Continuação...

Fonte: Reuters Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário