Siga-nos Você Também!

sexta-feira, abril 05, 2013

Professores de Santa Rita entram em greve, e 16 mil ficam sem aula

Mais de 16 mil alunos da rede municipal de Santa Rita, região Metropolitana de João Pessoa, estão sem aulas desde a manhã de ontem. O motivo é que os professores do município deflagraram greve por tempo indeterminado nas 55 escolas da rede. Uma das principais reivindicações da categoria é a falta de pagamento do salário do mês de dezembro e do décimo terceiro.

A greve dos professores foi decidida em uma assembleia realizada durante a manhã de ontem, e de acordo com o presidente do sindicato da categoria, José dos Santos, os profissionais pedem ainda o índice de reajuste salarial de 7,97%. “Estamos paralisando as atividades porque trabalhamos o mês de dezembro e não recebemos até agora e ainda não tivemos o aumento que é justo para o piso”, reforça.

Ainda na manhã de ontem, o secretário de Educação de Santa Rita, Neroaldo Pontes, ofereceu uma proposta aos professores em que o pagamento do décimo terceiro e do salário do mês de dezembro seria feito de maneira parcelada, além do reajuste de 4% no salário, a partir do mês de maio, e ainda um reajuste de 3,97%, a partir de agosto. No entanto, conforme o secretário, a proposta foi rejeitada pelo sindicato.

“Nós ainda não fomos comunicados oficialmente pelo sindicato sobre a greve. Os salários atrasados e o décimo, que foram da gestão passada, chegam a R$ 5 milhões, e esse pagamento não pode ser feito com os recursos recebidos este ano. Por isso lançamos essa proposta. Vamos aguardar a contraproposta do sindicato e esperar que a promotoria do município tome as devidas providências em relação à greve”, explicou Neroaldo Pontes.

Em fevereiro do ano passado, os professores da rede municipal de Santa Rita iniciaram uma greve que durou quase quatro meses, em virtude da falta de pagamento de salários e infraestrutura nas escolas. O retorno das aulas só foi possível com a intervenção da Justiça, mesmo assim, os docentes realizaram várias paralisações até o final de 2012 e os alunos quase perderam o ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário