Siga-nos Você Também!

quarta-feira, junho 06, 2012

Trânsito de Vênus é observado em vários pontos do planeta

Pessoas de várias partes do mundo começaram a observar às 19h04 (horário de Brasília) desta terça-feira (5) o trânsito de Vênus, fenômeno raríssimo que aconteceu pela última vez neste século. Infelizmente, na maior parte do território brasileiro o Sol já teve se escondido por trás do horizonte oeste e o fenômeno só pôde ser observado por quem vive no extremo noroeste do país.

image

Imagem divulgada pela Nasa mostra o planeta Vênus no início do chamado trânsito do Sol. É um dos mais raros eventos astronômicos, e ocorre entre terça e quarta-feira desta semana, quando Vênus percorre um trajeto em que se posiciona entre o Sol e a Terra. A próxima vez que o fato acontecerá será em 2117.

O fenômeno foi descoberto em 1627, pelo astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630). Ele se deu conta de que os planetas interiores (Mercúrio e Vênus) poderiam cruzar o disco solar. E previu que isso aconteceria com Vênus quatro anos depois, em 1631. Kepler, infelizmente, morreu em dezembro de 1630 sem poder observar o fenômeno que confirmaria a sua previsão.

Trânsitos de Vênus são bem raros. Depois deste de 1631, ocorreram apenas seis outros. O último deles foi em 2004.

UOL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário