Siga-nos Você Também!

sexta-feira, dezembro 09, 2011

Papai Noel e “os impostores”

Do Epóca


Já não é de hoje que eu me questiono até quando as crianças vão se dar por satisfeitas ao encontrarem diversos papais noéis, em tamanho, tipos de barba e roupas diferentes espalhados pela cidade.
Os bem-intencionados centros comerciais montam suas decorações natalinas e botam lá um bom velhinho de aluguel para tirar fotos com os pirralhos.
Quando eu era pequena, a moda não tinha se espalhado. Ainda. Era algo tão incipiente e mal caracterizado que eu nem dava bola. Sentia o mesmo tédio infantil quando aparecia aquela tia bem intencionada me entregando um presente e dizendo “Papai Noel deixou esse lá em casa para você”. Estava claríssimo para mim que aquele presente fora comprado pela tia bem intencionada. Da mesma forma, eu sabia que o Papai Noel de verdade era aquela entidade mítica e distante que chegava de helicóptero no Maracanã, apoiado num cajado dourado e com um andar bem devagar. Ele sim! Ele era o verdadeiro Papai Noel, aquele que precisava rodar o mundo entregando presentes. Era um senhor tão ocupado e misterioso que eu jamais, em toda minha vida, consegui tirar uma foto ao lado dele.
A foto deste post é um flagrante de Papai Noel em seu lar, no Pólo Norte.
Papai Noel é mágico. Entra na casa das pessoas sem elas verem. Tem que ler cartinhas. Milhares, milhões…em diversos idiomas! É, portanto, um homem culto. Que fala com sotaque. Precisa estudar. Mesmo tendo gnomos para colaborar com sua intensa atividade, ele fiscaliza pessoalmente a confecção dos brinquedos, as compras pela internet e vistoria os pacotes. Precisam estar impecáveis.
Papai Noel cuida também das renas. Ele não entende de mecânica de trenó, mas questiona tudo que é feito. Ele não fica ocioso na praça de alimentação. Esses outros são impostores, que distribuem pirulitos para as crianças achando que elas são bobas de acreditar que Papai Noel teria tempo, às vésperas do Natal, para ficar sentado o dia todo num shopping tirando fotos apenas com crianças brasileiras. Tenha dó. Se nem a mãe tem tempo direito nessa época do ano, imagina Papai Noel!
Alguém tinha que fazer alguma coisa, acabar com essa mentira. Crianças muito pequenas têm medo de ir para o colo do velhinho. As maiores são espertas o suficiente para perceber que aquele senhor é um sósia improvisado do verdadeiro Papai Noel. É um desserviço com a lenda natalina você encontrar Papai Noel no shopping, topar com outro no posto de gasolina e um terceiro, no mesmo dia, distribuindo panfleto no sinal. Não pode, gente.
A roupa legítima do Papai Noel tinha que ser uma espécie de símbolo global, brasão terráqueo, uniforme militar. Não pode sair usando por aí impunemente.
Por essas e outras é que minha filha mais velha passou direto pelo Papai Noel do shopping perto de casa. Como se ele fosse parte da decoração do shopping. Nem ligou. Um dia antes nós tínhamos falado com outro Papai Noel num shopping mais distante. Banalizou total. Só pode ser isso. Que história é essa de Papai Noel ficar dando plantão em shoppings de Brasília? E as crianças do Rio? Da China? De Paris?
Por isso, quando passamos por aquele personagem no corredor do shopping, virei para ela e tentei dar logo uma explicação mais convincente.
“Quer saber? Eu acho que esse aí não é o verdadeiro”
“Eu sei, mamãe, eu sei”.
Tô dizendo…

Isabel Clemente é editora-assistente de ÉPOCA em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário