Siga-nos Você Também!

terça-feira, agosto 23, 2011

Ateu que arquitetou igrejas e capelas

Senti que deveria explicar o fato de ser comunista e fazer igrejas, diz Niemeyer

PAULA BIANCHI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Cercado de amigos, familiares e admiradores, o arquiteto Oscar Niemeyer lançou nesta terça-feira no Rio o livro "As Igrejas de Oscar Niemeyer".

Apesar de ateu e comunista convicto, o arquiteto, que completa 104 anos em dezembro, selecionou para o livro 16 obras religiosas, entre capelas e igrejas, que projetou ao longo de sua carreira.

"Eu senti que deveria dar uma explicação, por que sou comunista e estou fazendo tantas igrejas. Mas nasci em uma família muito religiosa. Meu avô era religioso. Na casa em que eu morei tinha cinco janelas, uma delas transformada em oratório pela minha avó. Tinha missa lá em casa. É uma coisa muito natural", explica Niemeyer.

Acompanhado da esposa Vera, o arquiteto sorriu, posou para fotos e recebeu os presentes na galeria Anna Maria Niemeyer, no shopping da Gávea, zona sul do Rio.

"Dei minha pequena colaboração", resumiu, ao comentar a vida centenária.

O livro de 56 páginas foi lançado pela editora Nosso Caminho e está à venda por R$ 150.

Rafael Andrade/Folhapress

Oscar Niemeyer ao lado de Italo Campo Fiorito em lançamento de livro em galeria de arte na Gávea, no Rio

Oscar Niemeyer ao lado de Italo Campo Fiorito em lançamento de livro em galeria de arte na Gávea, no Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário