Siga-nos Você Também!

quarta-feira, maio 08, 2013

Ministério Público cumpre mandados de prisão contra suspeitos de alterar leite no RS

O Ministério Público, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realiza na manhã desta quarta-feira (8) o cumprimento de nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nas cidades de Ibirubá, Guaporé e Horizontina, no Rio Grande Sul. Até as 10h, oito pessoas já haviam sido presas.

A operação "Leite Compen$ado" conta com o apoio da Receita Federal e da Brigada Militar. Durante três meses, o Ministério Público e o Mapa investigaram cinco empresas, que realizavam transporte de leite no Rio Grande Sul, suspeitas de adulterar a composição do produto antes de realizar a entrega à indústria.

Os suspeitos adicionavam 10% de água na composição do leite para aumentar o volume. No entanto, dentro desses 10%, havia 1% de ureia para compensar a perda nutricional. Para que a ureia não derretesse, os suspeitos ainda colocavam formol, que é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

A fraude foi comprovada através de análises químicas do leite cru, onde foi possível identificar a presença do formol, que mesmo depois dos processos de pasteurização, persiste no produto final.

Com o aumento do volume do leite transportado, os "leiteiros" lucravam 10% a mais que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro, destacou o Ministério Público.

As empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. Desse montante, estima-se que um milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados.

Amostras coletadas no decorrer da investigação em supermercados da capital apontaram fraude em 14 lotes de leite UHT. Os leites das marcas abaixo apresentaram adulteração por formol, conforme laudos de laboratórios credenciados pelo Mapa:

Italac Integral
Lotes: L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1

Italac Semidesnatado
Lote: L12KM1

Bom Gosto/Líder UHT Integral
Lote: TAP1MB

Mumu UHT Integral
Lote: 3ARC

Latvida UHT Desnatado
Registro :37/661

Latvida UHT Semidesnatado
Registro: 48/661

Latvida UHT Integral
Registro: 36/661

Latvida Semidesnatado
Registro: 48/661

Latvida Integral
Registro: 24/661

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário