Siga-nos Você Também!

segunda-feira, janeiro 27, 2014

Vírus infecta 500 mil smartphones com Android na China

Do Folha S. Paulo

O vírus SMSZombie, que faz transferências ilegais de dinheiro por meio de mensagens de texto, atingiu mais de 500 mil usuários de Android na China, segundo a firma de segurança TrustGo.

O SMSZombie é de detecção e de remoção difíceis, segundo a empresa.

Pequenas quantias de dinheiro de um grande número de pessoas foram usadas para alimentar as contas dos hackers em plataformas de games on-line, diz a companhia.

Os telefones foram contaminados quando seus donos baixaram pacotes de wallpaper da loja de aplicativos para Android chamada GFan, popular no país, segundo o site da revista "Fast Company".

O sistema de pagamentos por SMS é bastante difundido na China, segundo a publicação.

A TrustGo havia descoberto o software mal-intencionado no final de julho, mas divulgou sua existência somente na última semana, por meio do blog oficial.

REMOÇÃO

"Após a instalação, o vírus requer do usuário privilégios de administrador. E este passo não pode ser cancelado, posto que o botão 'cancelar' [em contraposição ao 'aceitar'] só faz atualizar a caixa de diálogo, até que o usuário aceite", diz o comunicado.

Um tutorial de remoção --que inclui a instalação de um software da TrustGo-- foi divulgado pela companhia e está disponível por meio do link trustgo.com/en/smszombie-eliminate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário