Siga-nos Você Também!

sexta-feira, maio 09, 2014

Reunião de pais e mestres na Escola Eliza Maria

Texto: José Fernandes 

imageNa última quinta-feira (08) a diretora Joelma Santos convidou a comunidade do São Bento de Baixo, na zona rural de São Bento-PB para participar de uma reunião de pais e mestres. Para a reunião também foram convidados representantes do Conselho Tutelar Municipal, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Ação Social.

Os conselheiros Carlos Pedrosa (Presidente) e Severino Pereira falaram sobre o direito constitucional das crianças e adolescentes e tiram algumas dúvidas para as famílias ali presentes.

O representante da Sec. Mun. de Educação, José Fernandes, falou da importância de as famílias que são beneficiárias do programa Bolsa Família de terem as informações de escola atualizadas junto a Secretaria Municipal de Educação e junto a Secretaria Municipal de Ação Social. Pois, atualmente São Bento-PB está com quase 600 alunos sem informação de escola no Sistema Presença. O que acarreta o não acompanhamimageento de frequência escolar, causando advertência, bloqueio, suspensão e/ou cancelamento do repasse do benefício, por motivo de descumprimento de condicionalidades.

A representante da Sec. Mun. de Ação Social (Comitê), Ana Kátia, também falou da importância da atualização do cadastro do Bolsa Família (mudança de endereço, atualização de escola e nascimento de algum novo membro na família) junto ao “Comitê”. Ela falou, ainda, do motivo de o Sistema CADIÚNICO, responsável pela atualização cadastral das famílias beneficiárias do Bolsa, está fora do ar devido uma manutenção técnica no MDS (Ministério de Desenvolvimento Social). Segunda, Ana Kátia, essa situação é a nível nacional, ou seja, atinge todos os municípios da federação brasileira e o sistema tem estado em manutenção para aprimoramento da plataforma. De agora para frente à família terá de providenciar RG, CPF e Carteira Profissional dos membros da famílias para algumas mudanças cadastrais, exigências do MDS. Essas mudanças vão acontecer à medida que as família vai atualizando as informações cadastrais a partir de 2014

imageApós as explanações, e depois de tirar as dúvidas das famílias participantes, a escola ofereceu um lanche em comemoração às mães daquela localidade que agradeceu os esclarecimentos dos profissionais acima citados. A reunião foi salutar por levar esclarecimentos à população sobre seus direitos e deveres para o sucesso de uma educação de qualidade e o exercício da cidadania efetiva.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário