Siga-nos Você Também!

terça-feira, dezembro 17, 2013

Ambulâncias param mais uma vez por falta de macas na Paraíba

llNove ambulâncias ficaram paradas na entrada do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena durante a manhã desta segunda-feira (16), em João Pessoa, porque o hospital precisou utilizar as macas para atender pacientes graves. O problema foi confirmado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo o Samu, a retenção de macas é um prejuízo para a população que necessita de atendimento e não tem como receber o serviço. O órgão informou, por meio da assessoria, que isso acontece normalmente a partir da sexta à noite, quando aumenta o fluxo de chamadas e de atendimentos no Trauma.

Um motorista do Samu, identificado apenas como Malvino, disse que as ambulâncias ficaram paradas no pátio por conta do excesso de pacientes na área vermelha do hospital, que está ficando com as macas das ambulâncias para comportar os pacientes recebidos durante o final de semana. As ambulâncias não estão atendendo chamados exatamente por conta da falta de macas.

O Samu disse ainda que cada ambulância só tem uma maca e quando esta fica retida em qualquer hospital, o veículo fica inoperante, aguardando a liberação das macas.

A Direção do Hospital Estadual de Emergência e Trauma informou, por meio de nota, que a situação ocorrida com as macas do Samu foi excepcional devido ao grande aumento nos atendimentos no final de semana. Ainda segundo o hospital, no período foram realizados 600 atendimentos, número maior que o total feito durante o feriado prolongado de carnaval de 2013, quando foram realizados 530.

“É importante ressaltar que desde o mês de setembro de 2013 não há relatos de retenção de macas do SAMU e Bombeiros no Hospital de Trauma. Isso por conta do novo protocolo de regulação de macas de transporte pré-hospitalar”, afirmou o diretor técnico do hospital, Edvan Benevides.

Fonte: Paraíba Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário