Siga-nos Você Também!

sábado, novembro 02, 2013

Brasil e Alemanha apresentam resolução contra espionagem

Cláudia BomtempoBrasília, DF


Enquanto o secretário de estado dos EUA, John Kerry, admitiu que a espionagem americana foi longe demais, Brasil e Alemanha apresentaram à ONU um projeto de resolução sobre o direito à privacidade na internet. Os dois países querem regras claras para garantir a privacidade e acabar com a espionagem. O projeto de resolução propõe que a vigilância das comunicações no mundo cibernético siga normas de respeito aos direitos humanos, liberdade de expressão e opinião. O documento ainda afirma que a invasão de arquivos pessoais, governamentais e de empresas é um atentado à  democracia. Além disso, pede que os governos revejam práticas hoje adotadas e elaborem leis de acordo com esses princípios.
Em entrevista ao jornalista Carlos Monforte, da Globonews, o ministro das Relações Exteriores disse que o documento vai ser analisado durante as próximas três semanas por uma  comissão temática e, posteriormente, será apresentado e discutido na Assembléia Geral da ONU.
“A médio prazo, nós esperamos a cessação desse tipo de atividade. [Queremos] Uma consciência mundial de que não se pode violar maciçamente direitos humanos nessa área. Temos que ter liberdade de expressão, liberdade de opinião e, para que isso ocorra, é necessária a proteção à privacidade das pessoas”, afirma Luiz Alberto Figueiredo, ministro das Relações Exteriores.

Jornal da Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário