O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), decretou hoje estado de emergência em 170 municípios. O número corresponde a 76% das 223 cidades paraibanas. A medida, que foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado, também objetiva apoiar os agricultores que tiveram suas plantações perdidas devido à seca e apressar a liberação de recursos federais.
O decreto prevê dispensa da necessidade de licitação de contratos para aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, como locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e obras relacionadas com a reabilitação do cenário atingido pela seca.
Segundo dados do governo estadual, mais de 2,6 milhões de paraibanos já foram afetados pela seca. Em abril, o governo federal anunciou apoio aos Estados nordestinos para promover ações que minimizem os efeitos da estiagem, como a construção de cisternas, barreiras e sistemas simplificados de água.
Amanhã, o governador desembarca em Brasília para um encontro com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Em audiência, serão discutidas as ações de combate aos efeitos da estiagem e a adoção de um conjunto de ações na área de infraestrutura que resolvam de forma definitiva os problemas ocasionados pela seca.
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário