Do Paraíba
O governador Ricardo Coutinho reagiu de forma “áspera” aos comentários sobre uma possível articulação do Governo para privatizar a Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Ele atribuiu as informações ao senador Vital do Rêgo Filho, do PMDB, tachando o assunto de “conversa fiada”.
No entanto, ele foi rebatido pela reitora da UEPB, Professora Marlene Alves, que acusou o Governador de ter “rasgado a lei da autonomia da UEPB. Ela revelou que o Governo só repassou 18 milhões de reais para o custeio a instituição durante o ano de 2012, o que segundo ela é insuficiente.
A reitora da UEPB, disse que o Governo não respeitou a lei da autonomia, aprovada pela Assembléia Legislativa em 2004, garantindo um repasse de 5,77 por cento das receitas ordinárias. Pelos caldos feitos por ela com base na lei da autonomia, a UEPB deveria ter recebido 27 milhões de reais.
Durante uma entrevista no Programa Fala Governador e também a rede social twitter, o Governador lamentou o que chamou de “desperdício de energia com invenções e mentiras”, voltando a acusar o senador Vital do Rêgo de ser o autor dos boatos de privatização para “desestabilizar a Paraíba”.
Sobre as declarações da reitora, o Governador disse: “que não pode é alguém confundir autonomia com soberania e querer mais recursos do que aqueles necessários para tocar ampliar (sic) a instituição”.
Uma sessão especial esta marcada na Assembléia Legislativa para discutir o assunto e reitora Marlene Alves já disse que vai fazer uma visita a todos os gabinetes dos deputados para garantir os recursos que a universidade tem direito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário