Do Notícias do Acre
O Rio Acre continua subindo e desabrigando famílias em Rio Branco. Na última medição feita pela Defesa Civil, ao meio dia, o nível das águas estava em 16,88m. O governador Tião Viana esteve no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, acompanhado do chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Armin Braun, conversando com as famílias, agradecendo aos voluntários e verificando as condições do abrigo.
O governador Tião Viana esteve no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, conversando com as famílias, agradecendo aos voluntários e verificando as condições do abrigo (Sérgio Vale/Secom)
“Estamos num momento difícil, preocupante porque ainda há nuvens de chuva se formando com previsão de chuvas para os próximos dias, os rios continuam enchendo e podemos superar a maior alagação que já vivemos, que foi em 1997. O governo e a prefeitura tem se esforçado para fazer o melhor pelos desabrigados, embora as condições não sejam as ideais, são as melhores possíveis”, disse o governador Tião Viana.
O governador agradeceu o apoio irrestrito que a presidente Dilma tem prestado ao Acre através dos ministérios da Defesa e Integração Nacional, garantindo apoio efetivo e imediato no atendimento das necessidades surgidas em decorrência do alagamento. “A presidente Dilma está preocupada em nos oferecer ajuda emergencial e uma solução definitiva para essas famílias que são desabrigadas pela cheia dos rios”, disse Tião Viana.
O governador agradeceu o apoio irrestrito que a presidente Dilma tem prestado ao Acre através dos ministérios da Defesa e Integração Nacional (Sérgio Vale/Secom)
Além da presidente do Brasil, o governador elogiou a conduta exemplar da prefeitura de Rio Branco na gestão deste momento difícil que Rio Branco enfrenta, agradeceu aos senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana, que estão apoiando o Estado ao lado dos deputados federais Henrique Afonso, Perpétua Almeida, Taumaturgo Lima e Sibá Machado.
No final da manhã deste sábado, 18, o programa Gente em Debate entrou no ar com uma edição especial, em cadeia com a Rádio e TV Aldeia para todos os municípios, com uma entrevista do govenador Tião Viana, que relatou a situação, agradeceu o apoio, o voluntariado e orientou a população sobre as ações de governo que estão sendo tomadas.
No final da manhã deste sábado, 18, o programa Gente em Debate entrou no ar com uma edição especial, em cadeia com a Rádio e TV Aldeia para todos os municípios, com uma entrevista do govenador Tião Viana (Sérgio Vale/Secom)
Brigada Jovem entra em ação
Cento e cinquenta jovens amanheceram o dia no parque de exposições para integrar a Brigada Jovem, um coletivo voluntário que está disposto a arregaçar as mangas e ajudar, somando-se às outras equipes de voluntários que já trabalham nos abrigos, entre servidores estaduais, municipais, igrejas católicas e evangélicas e grupos sociais.
O governador Tião Viana, prefeito Raimundo Angelim e senador Jorge Viana estiveram presentes e agradeceram o gesto de cada um, doando tempo e dedicação para as pessoas carentes e desabrigadas. Segundo Thiago Higino, coordenador da Brigada e Assessor Especial de Juventude do Governo do Estado, os voluntários farão o serviço de acolhida das famílias, dinâmicas em grupos para melhorar a convivência e estarão a disposição da Defesa Civil. “No ano passado eles descarregaram até caminhão. A brigada está para ajudar no que for preciso”, disse. São 135 alunos de Serviço Social e 15 de Psicologia, da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO). Mais cem voluntários estão em prontidão caso o rio continue a subir.
Os abrigos
O Rio Acre já desabrigou milhares de pessoas. Muitas estão em casas de familiares, mas, 3.418 pessoas dividem espaço nos abrigos disponibilizados pela prefeitura de Rio Branco e governo do Estado. As famílias estão divididas entre o Parque de Exposições Marechal Castelo Branco (que concentra a maioria dos desabrigados), o Sest/Senat e o Ginásio Coberto.
O Rio Acre já desabrigou milhares de pessoas. Muitas estão em casas de familiares, mas, 3.418 pessoas dividem espaço nos abrigos disponibilizados pela prefeitura de Rio Branco e governo do Estado (Sérgio Vale/Secom)
O governo está fornecendo dez mil refeições por dia para alimentar os flagelados e nove médicos do programa estadual Saúde Itinerante estão atendendo de forma voluntária no posto de saúde montado no Parque de Exposições. Uma delegacia também funciona 24 horas no local. Equipes de recreação infantil organizam atividades com as crianças, também as levando para outros lugares, para evitar que elas fiquem neste ambiente de tensão causada pela situação das famílias.
Carnaval mantido
O governador Tião Viana, em reunião com a equipe de governo, prefeito Raimundo Angelim, senador Jorge Viana e deputado federal Sibá Machado, decidiu manter o carnaval popular na avenida Amadeo Barbosa. A primeira razão é a segurança pública. “É melhor mantermos uma festa concentrada num único espaço e ter condições de manter a segurança neste local que lidar com uma festa em cada esquina, nos bares espalhados pelos bairros, com pessoas que ameaçaram fechar ruas para garantir a folia. Teríamos muita dificuldade em manter o policiamento nos abrigos, áreas alagadas e em cada local deste”, explicou.
Outra razão é a econômica. “Milhares de pessoas investiram contando em aproveitar esse momento para vender uma rabada no tucupi, um refrigerante, uma água. Essas compras já foram feitas e haveria prejuízos. Sem falar que muitos pegariam os carros e iriam para Porto Velho, levando para lá um dinheiro que seria gasto aqui”, disse o governador.
UPA do Segundo Distrito está com equipes reforçadas
Com uma média de 600 a 700 atendimentos por dia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito está conseguindo manter um bom fluxo de atendimento, com agilidade, graças ao reforço nas equipes médicas. Sete médicos estão de plantão para atender os pacientes. O governador Tião Viana verificou o atendimento e se havia necessidade de medicamentos.
Com uma média de 600 a 700 atendimentos por dia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito está conseguindo manter um bom fluxo de atendimento, com agilidade, graças ao reforço nas equipes médicas (Sérgio Vale/Secom)
Três equipes formadas por cinco médicos cada uma serão enviadas, a pedido do governador, para Assis Brasil, Santa Rosa e Manoel Urbano, municípios que também enfrentam dificuldades por conta das cheias dos rios que banham as cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário