Siga-nos Você Também!

sábado, abril 02, 2011

Radiação contamina alimentos no Japão

Autoridades também confirmam vazamento, no mar, de água radioativa

Do R7

 

Yeong Wook/AFPYeong Wook/AFP

O medo de alimentos contaminados fez cair o movimento nos mercados de peixe de Tóquio

O Ministério da Saúde do Japão confirmou neste sábado (3) que níveis baixos de radiação foram detectados em produtos agrícolas e frutos do mar nos arredores da usina nuclear de Fukushima, que entrou em colapso desde o terremoto seguido de tsunami do último dia 11 de março. No mesmo dia, técnicos detectaram vazamento de água contaminada com radiação, no mar, vinda do reator 2, do complexo.

As autoridades ressaltaram, no entanto, que o nível de contaminação dos alimentos não apresenta perigos à saúde humana. As informações são da agência Kyodo News.

Em Fukushima, 33 dos 49 vegetais e frutas analisados tiveram detectados césio radioativo e iodo. Mas o nível de radiação está abaixo dos limites estabelecidos pela legislação sanitária, segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.

As autoridades tentaram ser otimistas, dizendo que “existe a possibilidade de a proliferação de substâncias radioativas diminuir''.

A quantidade de radiação no ar nas cidades de Ibaraki e Tóquio também continua a cair, segundo as autoridades.

Japão confirma vazamento de água radioativa

As autoridades do Japão confirmaram o vazamento, no mar, de água com altos níveis de radiação, da usina de Fukushima.  O líquido contaminado ajudava a resfriar o reator 2 da central nuclear, danificada pelo terremoto seguido de tsunami no último dia 11 de março.

Confira também

Segundo a agência Kyodo News, a notícia faz crescer o temor de uma contaminação ambiental pela liberação de radioatividade.

A água vazou para o mar a partir de uma rachadura de 20 centímetros detectada em um poço no reator, onde são armazenados os cabos de alimentação, segundo a agência do governo para segurança nuclear.

A Tokyo Electric Power, empresa responsável pela usina,  tomou medidas para tapar a rachadura com concreto, uma medida de emergência. A companhia disse, no entanto, que a água continuou a vazar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário