Siga-nos Você Também!

segunda-feira, abril 04, 2011

Netos se destacam na política da PB; veja a herança de avós na Paraíba

 

A política da Paraíba está repleta de sobrenomes de destaque no cenário estadual, herdados de ex-governadores, ex-senadores e ex-deputados que implementaram redutos (currais) eleitorais fortes em todas as regiões.
Os herdeiros dos ex-governadores Argemiro Figueiredo, Pedro Gondim e Ronaldo Cunha Lima, bem como do ex-prefeito Elpídio de Almeida, ‘dominam’ a política de Campina Grande.
A segunda década dos anos 2000- que começou este ano- é marcada por netos, bisnetos, sobrinhos e os chamados sobrinhos-netos desses políticos do passado, alguns dos quais ainda vivos e ainda influenciando na política, a exemplo dos ex-governadores Ronaldo Cunha Lima e José Maranhão.
Ronaldo está prestes a ver o neto, Diogo (filho do Cássio Cunha Lima e Sílvia Cunha Lima, esta neta de Argemiro de Figueiredo) a ingressar na política partidária e, de cara, ser candidato a prefeito de Campina Grande, assim como foram ele e Cássio.
A família ainda não admitiu publicamente, mas em Campina Grande, há um movimento para que Diogo seja candidato a prefeito no próximo ano.
Além de Diogo, outros 19 netos, bisnetos e sobrinhos-netos (com mandato e sem mandato) de políticos importantes atuam e influenciam no cenário paraibano.
Campina Grande
Campina Grande é o maior celeiro de netos no poder, a partir do prefeito Veneziano Vital do Rêgo e do seu irmão, o senador Vital do Rêgo Filho.
Os dois não herdaram o sobrenome, mas são netos do ex-governador Pedro Moreno Gondim, pai da mãe deles, a deputada federal Nilda Gondim.
Filhos do ex-deputado Vital do Rêgo (já falecido), o prefeito de Campina Grande e o atual senador são netos do Major Veneziano, ex-deputado estadual duas vezes pelo Estado de Pernambuco.
Major Veneziano era pai do Vital do Rêgo. Os irmãos campinenses também carregam nas veias o sangue de outro ex-governador importante: Argemiro de Figueiredo.
Argemiro era tio de Vital do Rego (o pai), este filho de Vicentina Figueiredo Vital do Rêgo (irmã de Argemiro). Os irmãos Veneziano e Vital Filho são netos de Vicentina e também sobrinhos-netos de Argemiro Figueiredo, um dos governadores mais importantes que a Paraíba já teve.
Maranhão: sobrinhos herdeiros
A quarta geração da família de Argemiro Figueiredo também está representada, hoje, na política, pelo deputado estadual Caio Roberto. Ele é filho do deputado federal Wellington Roberto e de Débora Figueiredo.
Débora é filha do ex-secretário de Estado, Newton Figueiredo, sobrinho de Argemiro. Newton Figueiredo (avô de Caio) é filho de João Figueiredo (irmão de Argemiro).
Em síntese, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, o senador Vital do Rêgo Filho, o deputado estadual Guilherme Almeida, o deputado estadual Caio Roberto e o empresário Diogo Cunha Lima são todos primos em primeiro e segundo graus.
O ex-governador Argemiro de Figueiredo era avô de Guilherme Almeida, bisavô de Diogo, tio-avô de Veneziano e Vital, e tio-bisavô de Caio Roberto.
Da mesma forma, Vicentina Figueiredo (irmã de Argemiro) era avó de Veneziano e Vital, bem como tia-avó de Guilherme, tia-avó de Diogo e tia-bisavó de Caio. Por fim, João Figueiredo (irmão de Argemiro) era bisavô de Caio Roberto, e tio-avô de Guilherme, Vital, Veneziano e Diogo.
José Maranhão
O ex-governador José Maranhão não tem netos na política, mas tem dois sobrinhos deputados: Benjamin Maranhão, na Câmara Federal, e Olenka Maranhão, na Assembleia Legislativa.
Eles são netos do ex-prefeito e ex-chefe político de Araruna, Banjamin Gomes Maranhão, pai do ex-governador José Maranhão e da atual prefeita de Araruna, Wilma Maranhão (mãe dos dois deputados).
Zabilo Gadelha
Assim como em Campina Grande, na cidade de Sousa, os netos de destacam no cenário político. Dois deles exercem mandatos de deputado estadual: André Gadelha e Lindolfo Pires Neto.
Os dois são adversários ferrenhos, mas carregam nas veias o mesmo sangue. André Gadelha é neto do ex-vice-governador da Paraíba, Zabilo Gadelha, também avô do deputado Lindolfo Pires. A mãe de Lindolfo, Fátima Pires, é filha de Zabilo.
Gadelha, Motta e Veloso Borges
Zabilo Gadelha era tio do ex-senador Marcondes Gadelha e do ex-prefeito de Sousa, Salomão Gadelha, ambos filhos de José de Paiva Gadelha, ex-chefe político da cidade de Sousa. O ex-deputado Leonardo Gadelha (filho de Marcondes) e o estudante Lafayete Gadelha (filho de Salomão) são sobrinhos-netos de Zabilo.
Em Patos, o deputado federal Hugo Motta é herdeiro do avô paterno, o ex-prefeito de Patos, Nabor Wanderley (pai do atual prefeito, Nabor Wanderley Filho), do avô materno, o ex-deputado federal Edvaldo Fernandes Motta e da avó materna, a deputada Francisca Motta, que está no quinto mandato.
Os irmãos Aguinaldo Ribeiro e Daniella Ribeiro são deputados federal e estadual. Os dois são herdeiros do usineiro Aguinaldo Veloso Borges. O pai deles, o ex-deputado Enivaldo Ribeiro, entrou na política incentivado pelo sogro. A mãe, Virginia Veloso Borges, é prefeita do município de Pilar.
O deputado estadual Gervásio Maia Filho é herdeiro do ex-governador João Agripino. Seu pai, Gervásio Maia, foi deputado estadual.
João Pessoa, Ruy e Janduhy Carneiro
Além dos ex-governadores Argemiro Figueiredo e Pedro Gondim, o ex-presidente do Estado da Paraíba, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, também tem herdeiros na política do Estado.
Na Capital, o vereador Fernando Milanez Filho se orgulha de ser sobrinho-neto de João Pessoa. Sua mãe, Lourdinha Milanez (recentemente falecida) era sobrinha do ex-presidente que foi assassinado em 1930.
Se Milanez é sobrinho-neto de João Pessoa, seu filho, Fernando Milanez Neto (suplente de deputado estadual), é sobrinho-bisneto do ex-presidente do Estado da Paraíba.
O avô de Fernando Neto e pai do atual vereador, Fernando Milanez, foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e secretário de Estado. O deputado federal Ruy Carneiro é sobrinho-neto do ex-senador Ruy Carneiro e do ex-deputado federal Janduhy Carneiro. Já o atual deputado estadual Janduhy Carneiro é sobrinho do ex-deputado federal e do ex-senador paraibano.
De Adelson Barbosa / Jornal Correio

Imagem/internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário