Ciência
Espacial Brasileiro
Brasil planeja lançar mais três foguetes em 2011
Em 2010 foram cinco decolagens, a última delas no domingo
O foguete brasileiro VBS-30 (Sargento Garrido/DivulgaçãoCLBI)
O foguete brasileiro levou 10 experimentos científicos para serem testados em ambiente de microgravidade
O foguete brasileiro de médio porte VBS-30 foi lançado com sucesso neste domingo do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, levando 10 experimentos de instituições de ensino brasileiras. O lançamento do VSB-30 ocorreu às 12h30 no horário local (13h30 de Brasília). Foi o quinto lançamento em 2010 e, de acordo com o CLA, mais três lançamentos de foguetes já foram confirmados para o ano que vem.
Apesar da autonomia de 250 quilômetros, o foguete brasileiro percorreu apenas 100 quilômetros de altitude. Os experimentos integram os programas desenvolvidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), para serem submetidos a testes no ambiente de microgravidade, que se encontra a partir dos 100 quilômetros de altura.
Por volta das 15 horas (de Brasília), depois do sucesso de lançamento e retorno do VBS-30 à Terra, foi iniciado o processo de recuperação da carga útil do foguete. Depois de caírem no mar, os dez experimentos foram resgatados por helicópteros da Aeronáutica. Os resultados sobre como se comportaram os experimentos no ambiente de microgravidade serão conhecidos posteriormente.
Participaram projetos nas áreas de bioquímica (Centro Universitário da FEI de São Bernardo do Campo), de ciências de materiais (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de ciências térmicas (Universidade Federal de Santa Catarina), de genética (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e de posicionamento global (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Também foi embarcado um experimento de ensino fundamental (Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos).
14/12/2010 - 18:23
Fonte: Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário